Kalle Rovanperä lidera Rali Centro Europeu e está perto de renovar título mundial
Piloto finlandês só precisa de terminar a penúltima prova da WRC à frente do seu colega de equipa Elfyn Evans
O primeiro dia do Rali Centro Europeu terminou da melhor forma para Kalle Rovanperä (Toyota Yaris). Ao fim do primeiro dia, o piloto finlandês está na posição dianteira do Rali Centro Europeu, na República Checa, e pode tornar-se bicampeão mundial no fim da prova.
Kalle Rovanperä terminou os especiais com um tempo de 1:13.05, horas, à frente do belga Thierry Neuville (Hyundai i20) - que ficou a 36,4 segundos -, na segunda posição. Elfyn Evans ficou em terceiro lugar, registando mais 47,2 segundos do que Rovanperä.
Os condutores foram recebidos com muita chuva, que enlameou a estrada onde correram. As seis etapas em asfalto preencheram o primeiro dia da prova, com o condutor nórdico a vencer as três primeiras, o que lhe valeu uma distância de meio minuto para o segundo classificado da WRC.
Houve ainda destaque para o despiste de Esepekka Lappi (Hyundai i20), durante a terceira etapa, que culminou com o fim da sua participação na prova de Rali.
Para se tornar novamente campeão da WRC, o piloto finlandês apenas necessita de terminar a prova à frente do colega de equipa, algo que parece bastante provável devido à vantagem que o campeão já leva sobre Evans.
O segundo dia do Rali Centro Europeu vai contar com mais seis especiais. Quatro vão ser disputadas na Áustria e as restantes duas na Alemanha, perfazendo um total de 109,5 quilómetros cronometrados.