26 maio 2024, 14:21
Brutal acidente no GP do Mónaco: carro de Sergio Pérez ficou neste estado (vídeo)
Bandeira vermelha logo a abrir o GP do Mónaco
Piloto monegasco venceu pela primeira vez esta prova
Acabou a maldição! Depois de cinco anos de azar para Charles Leclerc no Mónaco, finalmente o piloto da Ferrari conquistou a 81.ª edição do Grande Prémio do Mónaco. Piastri, em segundo, e Sainz, em terceiro, completaram o pódio. Verstappen foi sexto numa corrida marcada pelo início caótico.
A oitava ronda do campeonato do mundo de Fórmula 1 começou com Leclerc na pole com Piastri e Sainz atrás do monegasco. A corrida até teve um começo pleno de acontecimentos que acabaram por marcar a corrida. Logo na primeira volta, Pérez, Hulkenberg e Magnussen envolveram-se num acidente feio que levou ao abandono dos três pilotos. Bandeira vermelha na corrida. O carro do mexicano da Red Bull ficou em muito mau estado.
26 maio 2024, 14:21
Bandeira vermelha logo a abrir o GP do Mónaco
Ainda na primeira volta, Piastri encostou em Sainz e o piloto da Ferrari saiu com um pneu furado do embate. No entanto, com a bandeira vermelha, o espanhol conseguiu chegar às boxes, trocar os pneus e continuar na corrida.
A primeira volta registou, ainda, um choque estre os dois pilotos da Alpine, Ocon e Gasly. Ocon foi, literalmente, para cima de Gasly e acabou por abandonar.
A partir daí, a corrida não teve história. Com a bandeira vermelha, todos os pilotos foram às boxes e trocaram de pneus. Isto levou a que Verstappen e Hamilton fossem os únicos pilotos do top 10 a fazer nova paragem durante o decorrer do percurso. Em suma, os dez primeiros pilotos mantiveram os seus lugares desde o reínicio até ao final da corrida.
Numa pista tradicionalmente difícil de ultrapassar, as oportunidades escassearam e apenas quatro ultrapassagens foram completadas em corrida.
No final, todo o principado festejou com Charles Leclerc, que se mostrou emocionado ao falar da vitória: «Esta é a corrida que me fez sonhar em tornar-me um piloto de fórmula 1, um dia. Foi uma corrida difícil do ponto de vista emocional... Devo dizer que pensei muito no meu pai... Ele deu tudo para que eu estivesse aqui. Era um sonho nosso correr aqui e ganhar, por isso é inacreditável.»
Foi a primeira vitória de Leclerc nesta época, a sexta na carreira. Não ganhava um Grande Prémio desde julho de 2022, na Áustria.
Fechado o GP do Mónaco, Verstappen segue em primeiro na classificação de pilotos, com 169 pontos. O vencedor de hoje está no segundo lugar com 138 pontos, já Lando Norris, da Mclaren, aparece na terceira posição com 113 pontos.
No campeonato por equipas, a Red Bull continua no topo, com 276 pontos, seguidos da Ferrari (252 pontos) e da McLaren (154 pontos).
A Fórmula 1 volta no dia 7 de junho, no Grande Prémio do Canadá.