Estados Unidos: Verstappen na frente e Ferrari mais rápida do que a McLaren
Verstappen no Circuito das Américas (IMAGO)
Foto: IMAGO

Estados Unidos: Verstappen na frente e Ferrari mais rápida do que a McLaren

FÓRMULA 120.10.202320:29

Sergio Pérez surge na quarta posição e procura assegurar o segundo lugar no campeonato de pilotos

Max Verstappen voltou a registar o melhor tempo na primeira e única sessão de treinos antes da qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos. Apesar de já ter conquistado o título mundial de pilotos  – e a Red Bull já ser campeã de construtores – o piloto neerlandês não tirou o pé do acelerador e foi mais rápido do que Charles Leclerc, da Ferrari (+0.156 segundos), e Lewis Hamilton, da Mercedes (+0.281).

Grande surpresa nos resultados foi a prestação da McLaren. À entrada do fim de semana, a equipa britânica vinha com grandes aspirações, muito devido à vitória de Oscar Piastri no sprint do GP do Catar, mas também dos dois lugares conquistados no pódio da corrida principal. Se o treino serve de indicação, ambos os condutores da equipa de Zak Brown ficaram fora do top 10 da sessão. Lando Norris ficou na 15.ª posição (+1.344) e Oscar Piastri não foi além da 19.ª (+2.508). Assim, visto que as equipas já não poderam fazer alterações no carro para o resto do fim de semana os ‘papayas’ partem em desvantagem para os rivais: a Mercedes e Ferrari.

Apesar de a Red Bull já ter conquistado dois títulos, Sergio Pérez está sob pressão para as últimas cinco corridas da atual temporada. A equipa liderada por Christian Horner quer que o piloto mexicano assegure o segundo lugar no campeonato de condutores. Caso se verifique tal situação, seria a primeira vez na história da organização que ambos os condutores terminariam a temporada nos dois lugares cimeiros da competição.

De momento ‘Checo’ Pérez está no segundo posto, com 224 pontos, mas o seu lugar está ameaçado por Lewis Hamilton que surge com 194.

Destaque ainda para a curta passagem de Lance Stroll pelo circuito. O piloto canadiano reportou uma falha nos travões do carro e terminou a sessão mais cedo.