Começou a era Hamilton na Ferrari: tudo sobre a estreia em pista
Heptacampeão mundial rodou pela primeira vez com um Ferrari, na pista privada do construtor em Fiorano, no arranque de um programa de adaptação à Scuderia que continuará em Barcelona
Pouco depois das 9h00 desta quarta-feira em Itália, Lewis Hamilton fez a estreia em pista na Ferrari, conduzindo um carro de 2023 em Fiorano, o circuito de testes privado da Scuderia.
Quando o heptacampeão mundial assumiu o volante do SF-23, ainda sob algum nevoeiro e com o asfalto ainda molhado, já uma multidão de tifosi da Ferrari se aglomerava há alguma horas junto à vedação da pista, em Maranello, para assistir ao primeiro dia do novo piloto da marca do Cavallino Rampante. Muitos chegaram ainda antes do amanhecer, sob chuva e frio.
Vestido com fato vermelho e capacete amarelo brilhante, Hamilton deu as primeiras voltas a Fiorano com pneus para piso molhado da Pirelli montados no monolugar que foi utilizado pela Ferrari na temporada de 2023. Alguns minutos mais tarde, juntou-se em pista ao piloto com mais vitórias em Grandes Prémios na Fórmula 1 (105) o seu novo companheiro de equipa, Charles Leclerc.
Durante a sessão, quando o piso secou, Hamilton mudou para os pneus slicks duros, completando séries de 10 voltas sem problemas evidentes, além de ligeiras travagens queimadas devido às dificuldades em manter os pneumáticos a temperaturas de funcionamento ideais devido às condições climatéricas adversas.
A chuva voltou antes do meio-dia, numa altura em que Hamilton tinha completado cerca de 30 voltas, sob o olhar atento de centenas de fãs, que nem após o final da sessão arredaram pé. Para compensá-los, o piloto britânico dirigiu-se à vedação e cumprimentou-os.
Este primeiro teste integra o programa de Testes de Carros (de temporadas) Anteriores, de acordo com o regulamento da Fórmula 1, e que se seguirá com mais três dias de trabalhos em pista no Circuito de Barcelona, na próxima semana.