Alonso analisa final de temporada e aborda já a próxima: «Estou muito orgulhoso»
Fernando Alonso

Alonso analisa final de temporada e aborda já a próxima: «Estou muito orgulhoso»

FÓRMULA 119.10.202323:00

Piloto da Aston Martin tem um desejo para 2024: «Que seja feita uma progressão igual à do inverno passado».

Com apenas cinco provas para o final da temporada de Fórmula 1 de 2023, Fernando Alonso revelou ao jornal As o que espera da evolução do seu monolugar para 2024: «Com o que esta equipa fez entre 2022 e 2023, espero que façamos algo semelhante. Estamos muito orgulhosos do nosso 2023, temos mais 197 pontos do que tínhamos nesta fase no ano passado e isso é incrível.» O asturiano já alcançou o pódio por sete vezes este ano, marca apenas batida por Max Verstappen e Sergio Pérez da Red Bull.

Assim, a equipa da Aston Martin, composta por Alonso e por Lance Stroll, tem 230 pontos e ocupa o quarto lugar no campeonato de construtores. Mas a McLaren, que se tem aproximado a olhos vistos dessa posição, tendo recuperado mais de 100 pontos de desvantagem desde julho, está a apenas 11 da Aston Martin. 

«Até agora, fizemos uma época melhor do que eles, porque estamos à frente na classificação, mas é verdade que a corrida que as pessoas se recordam é a última. Nestes últimos Grandes Prémios faltou-nos velocidade, eles foram melhores a desenvolver o carro e nós aceitamos isso, mas 2024 será um ano diferente e estou muito orgulhoso desta equipa», afirmou Alonso já em Austin, que será palco do Grande Prémio das Américas este fim de semana.

Sobre esta prova, Alonso antevê uns dias complicados, uma vez que só existe uma sessão de treinos livres antes da qualificação: «Trazemos peças novas, como a maioria das pessoas. Falamos do nosso trabalho, mas a Haas, a Alpha Tauri ou a Mercedes também trazem coisas... todos estão a tentar melhorar o carro e só há uma sessão para o otimizar, o que claramente não é suficiente».