Tanak ganha no Ártico, Rovanperä à frente no Mundial

WRC 28-02-2021 13:40
Por José Caetano

O estónio Ott Tänak, em Hyundai i20 Coupé WRC, venceu a segunda ronda do WRC de 2021, o Rali do Ártico, na região da Lapónia, na Finlândia, prova que pontou pela primeira vez para o Campeonato do Mundo. O piloto de 33 anos estreou-se a ganhar na temporada e alcançou o 14.º triunfo em 114 ralis, mas conseguiu apenas o segundo sucesso com a equipa sul-coreana, que representa desde o início do ano passado - em 2020, foi bem-sucedido apenas na Estónia.

 

No Ártico, Tänak superiorizou-se a Kalle Rovanperä, prodígio de 20 anos. O piloto do Toyota Yaris WRC terminou rali que conhece bem (venceu-o no passado, quando a prova pontuava apenas para o campeonato finlandês) a 17,5 segundos do estónio da Hyundai, depois de conseguir o melhor tempo (e somar o máximo de cinco pontos de bónus) na Power Stage com 22,47 km.

 

É o segundo pódio de Rovanperä no WRC - terceiro na Suécia-2020, na temporada de estreia na categoria principal do Mundial. Combinando o resultado no Ártico com a 4.ª posição no primeiro rali do campeonato de 2021, o Monte Carlo, o finlandês 'acelerou' para o topo da classificação de pilotos, com 35 pontos, mais quatro do que Thierry Neuville (Hyundai) e oito do que o campeão em título Sébastien Ogier (Toyota), apenas 20.º na Lapónia, a 11.06,2 m de Tänak. O estónio, que abandonou na primeira ronda do ano, encontra-se na 5.ª posição, com 27 pontos.

 

A próxima ronda do campeonato também é nova no calendário do WRC: o Rali da Croácia. Realiza-se em superfícies de asfalto (no Ártico, gelo e neve), entre 22 e 25 de abril.

 

 

 

 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias