Sporting passeia e vence de forma clara na Liga Europeia de andebol
O Sporting entrou a ganhar na Liga Europeia, com expressiva vitória sobre o KGHM Chrobry Głogów que estava longe das competições europeias desde 2007/2008, mas a quem o quarto lugar na Superliga polaca rendeu regresso à Europa.7
Apesar dessa classificação surpreendente do emblema polaco, no Pavilhão João Rocha, os leões de Ricardo Costa mostraram que a juventude é um posto, somando os dois pontos com uma vitória por 37-20.
Se os irmãos Francisco, que inaugurou a contagem, e Martim Costa, bem como o espanhol Jan Gurri, foram os rostos da eficácia atacante do emblema português, o guardião norueguês Andrè Kristensen foi o símbolo da solidez na defesa, trancando a baliza verde e branca, na qual apenas permitiu entrar sete bolas nos primeiros 30 minutos (12 em 19 remates enfrentados no total: 63% de eficácia).
A fazer valer o favoritismo diante do adversário mais acessível do grupo H desta competição cujo formato sofreu alterações – passam os dois primeiros de cada grupo a uma nova fase de grupos, da qual serão definir os quartofinalistas e daí as equipas que discutem o ambicionado troféu na final 4 -, os leões dilataram para 14 a vantagem na entrada do segundo tempo.
We missed you 🇵🇹 Kiko Costa 🥰 @SCPModalidades #ehfel #elm #allin pic.twitter.com/jAaAAuYTBh
— EHF European League (@ehfel_official) October 17, 2023
Os jogadores do Chrobry Głogów voltaram do balneário mais agressivos, mas Jan Gurri não tirou o pé do acelerador, enquanto Ricardo Costa aproveitou o domínio do grupo para dar oportunidade aos menos utilizados.
Leo Maciel não conseguia chegar aos níveis defensivos na baliza cedida por Kristensen e os vice-campeões nacionais também abrandaram o ritmo a 15 minutos do fim. Ainda assim, o resultado de 28-14 continuava a espelhar a o boa orquestração entre entre leões que perdurou até ao último apito.
O prodígio espanhol Jan Gurri, central de 21 anos vindo do Granollers, destacou-se a marcar (sete em oito remates) pelo Sporting, distante dos três golos de Oleksandr Tilte, Pawel Paterek ou Bartosz Skiba, do lado dos polacos.