Sérgio Silva e Miguel Minhava mudam-se do Benfica para o Sporting
Fotografia FPB

Sérgio Silva e Miguel Minhava mudam-se do Benfica para o Sporting

BASQUETEBOL01.07.202421:18

Sem interesse das águias na renovação, base é o segundo reforço de um plantel em construção. Já os encarnados perderam o poste Terrell Carter, que tinha mais um ano de contrato, para os bósnios do Igokea. Minhava vai treinar os sub-23 dos leões e deverá trabalhar de perto com a equipa técnica de Pedro Nuno Monteiro.

Com a temporada 2023/24 definitivamente fechada e as equipas há muito a prepararem os planteis para a próxima, sobretudo no que se refere a jogadores que já atuassem em Portugal - novos estrangeiros só costumam ser contratados mais tarde -, as movimentações continuam e após duas épocas no Benfica Sérgio Silva, de 28 anos, irá mudar-se para o outro lado da Segunda Circular para ingressar no Sporting.

Estando a equipa de Alvalade numa fase de total renovação visto apenas ter mantido às ordens de Pedro Nuno Monteiro os internacionais Diogo Ventura e André Cruz, foi, curiosamente, outro base a ter sido assegurado. Isto depois da já conhecida aquisição do extremo Bruno Araújo (ex-V. Guimarães), de 23 anos.

Inserido nos escalões de formação nas águias desde 2010/11 e tendo atuado mais tarde na Liga ainda pelo Terceira Basket, Lusitânia e Imortal antes de voltar à Luz em 2022/23, em duas épocas Sérgio ajudou a formação comandada por Norberto Alves a arrebatar dois títulos de campeão, a Taça de Portugal de 2022/23, a Supertaça de 2023 e a Taça Hugo dos Santos de 2023/24.

Normalmente base da rotação a par de José Barbosa e Diogo Gameiro, na passada temporada Sérgio disputou 18 partidas do campeonato, com médias de 3,3 pontos, 1,3 ressaltos e 1,4 assistências em 11 minutos.

Fotografia Hélder Santos

Quem também está de partida do Benfica, mas neste caso para integrar os bósnios do KK Igokea, que pagaram a cláusula de rescisão, é o poste Terrell Carter, uma das peças fundamentais dos êxitos do clube nas duas últimas épocas e na histórica participação na Liga dos Campeões. Poderoso a atuar junto aro, ainda que também gostasse de lançar de três pontos, no último campeonato o norte-americano, de 28 anos, foi utilizado em 30 jogos, com médias de 12,7 pts, 7,1 res e 1,4 ass em 24,0m, acabando mesmo por tornar-se no MVP da série final de play-off frente ao FC Porto.

Mas, a mudança de Sérgio Silva da Luz para Alvalade pode não ser a única. Segundo A Bola conseguiu apurar, o antigo internacional português Miguel Minhava, que depois de ter jogado sete temporadas de águia ao peito (2006/07-2012/13) e conquistado 4 campeonatos, 2 Taças da Liga e 3 Supertaças nos dois últimos anos orientava a formação de sub-18, prepara-se agora para, aos 40 anos, ficar responsável pela equipa de sub-23 dos leões e ajudar estes a fazerem a transição para os seniores, mas ainda não e sabendo que integrará a equipa técnica liderada por Pedro Nuno.

Há três dias Miguel Minhava colocara na sua página de Instagram um largo agradecimento a todos os que haviam acompanhado e ajudado nos últimos dois anos «intensos e de grande aprendizagem» no Benfica, extensível ao vice-presidente Fernando Tavares e ao colega e ex-companheiro de equipa Diogo Carreira. Saída que não surpreendeu ninguém pois havia sido a comunicada internamente no início do ano, muito antes de surgir o convite do Sporting que agora tem como novo coordenador para o basquetebol o antigo jogador, treinador e árbitro António Coelho.