Rui Sardinha candidata-se à presidência da Federação de Natação
Rui Sardinha vai avançar para eleições (Instagram/Rui Bettencourt Sardinha)

Rui Sardinha candidata-se à presidência da Federação de Natação

É atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), responsável pela pasta do alto rendimento

Rui Sardinha anunciou a sua candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Natação (FPN), cujas eleições estão previstas para meados de novembro.

«Este é um projeto de alguma continuidade, mas também com alguma mudança, não renegando o passado e com uma equipa diretiva empenhada e equilibrada. Queremos continuar a trilhar o caminho de sucesso da natação portuguesa», realçou, em comunicado divulgado através da agência Lusa.

Há 12 anos que Rui Sardinha é vice-presidente da FPN, período durante o qual a federação tem sido liderada por António Silva, realçou que Portugal viveu «o melhor ciclo olímpico de sempre, nos últimos três anos, com uma medalha de bronze em Jogos Paralímpicos, quatro medalhas em campeonatos do mundo, duas delas de ouro, quatro em campeonatos da Europa e uma final inédita num Campeonato do Mundo de natação artística», além de lugares de pódio em competições de juniores.

Rui Sardinha adiantou que propõe a revisão do programa Portugal a Nadar, que federou nos últimos oito anos cerca de 100 mil novos praticantes e o desenvolvimento do gabinete de performance para o alto rendimento, em articulação com a direção desportiva.

Miguel Arrobas, antigo nadador olímpico, também já anuncioiu a sua candidatura, tal como Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira, que, entretanto, já voltou atrás nas suas intenções.