Clubes emitiram comunicado conjunto e revelam atrasos na documentação dos atletas estrangeiros. Leia aqui
O arranque da Liga de basquetebol, agendado para esta noite, foi adiado, depois de os clubes terem decidido por unanimidade não comparecer aos jogos, devido a atrasos na documentação dos atletas estrangeiros.
A Liga de basquetebol já não começa esta noite por decisão dos clubes. Em causa está o atraso no processo dos jogadores norte-americanos, que são mais de metade dos cerca de 60 estrangeiros a atuar em Portugal. Liga feminina vai realizar-se conforme programado.
Leia aqui o comunicado conjunto, assinado por AD Galomar, CD Póvoa/Esc Online, Esgueira Aveiro Oli, FC Porto, Galitos Barreiro, Imortal Luzigas, Ovarense Gavex, Queluz_O Nosso Prego, Benfica, Sporting, UD Oliveirense e Vitória SC:
"Informam os Clubes que decidiram, por unanimidade, não comparecer nos 6 jogos da primeira jornada da Liga Betclic Masculina 24/25, tendo a Federação Portuguesa de Basquetebol (“FPB”) aceitado reagendar tais jogos para datas a acordar.
Os motivos para tal decisão (de último recurso) foram os seguintes:
Apesar de tudo terem feito para dar cumprimento às regras estabelecidas no Protocolo celebrado entre a AIMA e 5 Federações (incluindo a de Basquetebol) relativo à agilização de procedimentos para a concessão de autorização de residência a atletas estrangeiros, o certo é que o contexto próprio do Basquetebol (com a grande maioria dos jogadores estrangeiros a ser proveniente de um país – Estados Unidos da América – cuja emissão dos documentos necessários é extremamente morosa), bem como inúmeras dificuldades de índole prática sentidas pelos Clubes no tratamento dado pela AIMA aos vários processos submetidos (tratamento diferenciado para situações iguais, demora na resposta, entre várias outras situações anómalas cujo detalhe é do conhecimento da FPB e das Autoridades competentes) conduziram a que os Clubes estejam, no arranque do campeonato, em situações muito díspares no que concerne aos atletas estrangeiros com autorização para competir. Atletas estrangeiros esses, nalguns casos, há várias semanas em Portugal e, como tal, na folha salarial dos Clubes.
Por esse motivo, uma vez que nenhum dos 12 Clubes pretende jogar em situação de vantagem indevida perante os outros, foi tomada a decisão descrita.
Naturalmente, esperam os Clubes que a situação seja resolvida nos próximos dias para que a Jornada 2 decorra dentro da normalidade. Para tal, apelam às Autoridades, por um lado, sensibilidade face ao contexto particular do basquetebol acima referido (atrasos nos Estados Unidos da América na emissão dos documentos atempadamente requeridos por Atletas/Clubes) e, por outro, consistência de procedimentos e cumprimento dos prazos estabelecidos em Protocolo.
Aos Sócios e Adeptos dos Clubes e aos simpatizantes do Basquetebol em geral, bem como aos Parceiros e Patrocinadores, os Clubes apelam à compreensão por esta decisão (reforce-se, de último recurso), tomada a bem da defesa da verdade desportiva e consequente dignificação do produto Basquetebol Português.
Juntos pelo Basquetebol!"