Portugal qualifica-se para sexta final consecutiva do Europeu
Seleção Nacional bateu a Itália por 4-1 e fica à espera do resultado entre Espanha e França para conhecer o próximo adversário
Começa a ser repetitivo escrever que a Seleção Nacional feminina de hóquei em patins está na final do Europeu, mas a vitória do conjunto luso por 4-1 contra a Itália justifica novo apuramento para o derradeiro encontro da competição, que está a ser disputada em Olot, Espanha. É a sexta final consecutiva da equipa das quinas (2023, 2021, 2018, 2015, 2013, 2011).
A turma orientada por Hélder Antunes entrou determinada em cumprir aquele que tem sido objetivo mínimo nas últimas seis edições e, assim, foi Ana Catarina Ferreira que inaugurou o marcador, decorridos 10 minutos de encontro. As italianas, no entanto, não vacilaram perante a vantagem portuguesa e reestabeleceram a igualdade, por meio de Elena Tamiozzo (12’), forçando Hélder Antunes a pedir desconto de tempo para desenhar novo ataque das suas jogadoras.
No minuto seguinte, Sofia Moncóvio encontrava as redes da baliza de Verona Carretta. O resultado permaneceu sem qualquer alteração até ao intervalo, apesar de penálti desperdiçado por Raquel Santos.
Mas a atleta do Benfica redimiu-se numa segunda parte decisiva. Logo aos quatro minutos da segunda parte aconchegou vantagem portuguesa e sentenciou a partida nos últimos 13 segundos, depois de rápida troca de bolas com Sofia Moncóvio e a capitã Marlene Sousa.
Portugal fica à espera do resultado da outra meia-final, entre Espanha e França. A irmã ibérica parte como a grande favorita a vencer o jogo e, também, a prova, uma vez que venceu as últimas seis edições (2021, 2019, 2017, 2015, 2013, 2011).