Portugal perde com Espanha na final do Europeu feminino
Espanholas impuseram-se por 4-0 e conquistaram o oitavo título europeu, o sétimo consecutivo
Portugal foi derrotado por Espanha na final do Campeonato Europeu feminina de hóquei em patins, repetindo as últimas sete (!) edições do torneio, todas perdidas para a congénere ibérica, que soma o oitavo título. A seleção portuguesa não alcança, assim, quarto troféu continental.
No jogo decisivo, disputado este sábado em Olot, Girona (Espanha), a seleção portuguesa sofreu com a superioridade das campeãs europeias.
Num dos primeiros remates de meia distância, Espanha inaugurou o marcador, através de Aina Florenza, aos 11 minutos, e tornou a tarefa portuguesa ainda mais complexa quando Marta Piquero, quatro minutos volvidos dilatou a vantagem espanhola para dois golos, com que se atingiu o intervalo.
Após o reatamento, Portugal tentou reagir e chegar ao golo para entrar na discussão da final, mas Espanha impôs a experiência do seu coletivo e foi gerindo o resultado sem permitir às lusas muitas ocasiões para visarem a baliza de Ana Ferrer.
Nos últimos minutos, com resistência física e anímica das portuguesas em declínio, as espanholas selaram o triunfo com mais dois golos, por Piquero e Anna Casaramona.