«O Benfica está a tornar-se num oásis, não há liderança, é uma vergonha!»

«O Benfica está a tornar-se num oásis, não há liderança, é uma vergonha!»

ANDEBOL23.07.202414:56

Antigo capitão do Benfica sem papas na língua

Paulo Moreno, pivô de 32 anos, terminou, no final da temporada passada, longuíssima ligação ao Benfica, que durou desde os 12 anos de idade, nos escalões de formação, para passar a representar os franceses do Chartres, de França, em 2024/25. Em entrevista ao podcast Benfica Independente, o ex-capitão das águias e internacional por Cabo Verde 'partiu a loiça' e deixou críticas veementes à gestão da modalidade nos encarnados nos últimos anos, onde Sporting e FC Porto têm dominado.

Na minha visão falta muita exigência no Benfica, falta muita liderança. Em tudo na vida temos de ter prioridades, foi isso que eu aprendi desde miúdo e a pirâmide e a do Benfica está invertida. O andebol é a modalidade que ganha menos.  É uma vergonha, o Benfica não ganha nada. Então, se o andebol não ganha há tanto tempo, porque é que está lá para trás? Eu não digo para esquecer as outras modalidades, mas o andebol, em 40 anos, ganhou dois campeonatos [2008, 1990]», começou por dizer.

Paulo Moreno deixou o Benfica ao fim de 20 anos de ligação

«Não vejo falta de investimento, mas Às vezes pensa-se que isso resolve tudo, mas investimos mal. Houve alturas em que acho que a época não foi bem planeada e organizada, outras em que o investimento foi mal feito… Muitas vezes eu dizia “espera aí, o Benfica está a contratar pelo YouTube?”. Tem de se investigar para contratar um jogador, ver jogos, ver se ele é bom, como reage nos momentos maus… O Benfica não fazia isso. Eu perguntava-me como é que o Benfica contratava, não entendia. O Benfica é um clube enorme, com condições ímpares», disse, apontando o dedo à (falta de) dedicação de alguns jogadores.

«Tenho ex-colegas que saem e que dizem que o objetivo deles é voltar ao Benfica mais tarde. Isto não é normal! Porque não falta nada aqui. Mas voltar para quê? Para estar relaxado? É que o Benfica é o oásis, o Benfica está a tornar-se num oásis. Isto não é só vir para aqui para o sol, praias, boas discotecas, ter boas casas, ordenado cai certinho… O Benfica não é isso, não é essa brincadeira. Se toda a gente vê isto, como é que os senhores que mandam não veem? Isso faz-me muita confusão. O Benfica não ganha há muitos anos, é preciso construir um caminho com cabeça, tronco e membros para isso acontecer, e não tem um projeto. A modalidade está ao abandono, não se tomam as medidas necessárias!», disparou, visivelmente incomodado.

Não posso dizer isto na BTV, se não cortam-me...

Paulo Moreno arrastou ainda o mesmo raciocínio para as outras modalidades dos encarnados. «Enquanto benfiquista estou cada vez mais triste porque isto é transversal a todas as modalidades. Os jogadores não podem vir para o Benfica a pensar que é muito confortável, já o disse muitas vezes. Não posso dizer para a BTV, se não vão cortar, mas agora já saí e digo-o. Esta exigência tem de vir de todos», finalizou.

O cabo-verdiano fez parte da equipa que venceu a Liga Europeia, em 2022, e conquistou outros quatro títulos. duas Taças de Portugal e duas Supertaças.