Nuno Borges e a final com Nadal: «Era tudo muito surreal naquele momento»

TÉNIS22.07.202418:08

Tenista português foi recebido no Aeroporto de Lisboa em grande festa, após ter conquistado o seu primeiro título ATP da carreira, e revelou que já vai estar em Paris, na terça-feira, para os Jogos Olímpicos

Nuno Borges regressou esta segunda-feira a Portugal, após ter conquistado o seu primeiro título ATP na Suécia, e logo frente a Rafael Nadal… em terra batida.

Na chegada ao aeroporto de Lisboa, o português tentou descrever todas as emoções que lhe passavam pela cabeça: «Acho que é sempre um alívio gigante… Aquela tensão toda acumulada durante o jogo e a pensar em tudo o que não devia, provavelmente, em vez de me focar no jogo. Também aconteceu tudo tão rápido que, pronto, senti um alívio gigante, muito feliz e é aí que a emoção começa a bater e a aperceber-me o que está a acontecer, mas mesmo hoje, aqui e agora, eu ainda não sei bem.»

«O Nadal nesta fase até já nem estava a competir tanto, portanto já era uma raridade encontrá-lo em qualquer torneio e de repente estava a jogar uma final completamente inesperada, até porque eu não estava à espera de estar na final e muito menos contra o Rafael Nadal num local onde ele já foi campeão. Disse-lhe que lamentava não ter sido o melhor jogo dele, mas que tão bom vê-lo a competir e todo o mundo está contente com o aparecimento dele», acrescentou.

O tenista de 27 anos tornou-se apenas no quinto a bater o espanhol numa final de terra batida… um feito de que não se vai esquecer: «Eu lembro-me de estar a aquecer com ele e pensei "costumo vê-lo tantas vezes na televisão e agora estou realmente a jogar contra ele do outro lado, a vê-lo servir, a vê-lo a jogar as direitas e as esquerdas"... Era tudo muito surreal naquele momento. Tentei só desfrutar ao máximo, estádio cheio, num grande torneio, numa final contra o Nadal, o melhor de todos os tempos na terra batida, foi mesmo só viver o momento e acabou por correr bem.»

Recordado sobre o que disse após a partida, em que até uma parte dele queria que Nadal vencesse, Nuno Borges explicou as suas palavras: «Não, de todo, aliás, pelo contrário, foi mais difícil para mim encarar a situação, de tal maneira intimidante jogar contra um dos melhores de todos os tempos e valorizo mais, porque soube lidar com a situação, fiz um grande jogo, tive muito bem nos momentos decisivos e soube lidar com os erros da melhor maneira, portanto só dou mais valor.»

Por fim, sobre os Jogos Olímpicos, revelou que já na terça-feira já vai estar em Paris: «Queria competir o máximo possível em terra batida para estar ao melhor nível nos Jogos e na altura era essa a prioridade. Portanto este ano é especial e tudo isso teve em conta o facto de os Jogos estarem aqui à beira e claro, é ótimo poder passar aqui este momento mesmo antes dos Jogos. Em princípio amanhã já estou de partida para Paris.»