Orri Torkelsson, melhor marcador do jogo, dedica um dos golos à sua mãe, que assistia na bancada (IMAGO

Nove golos e grande exibição para ti, mamã!

Sporting vence Dinamo de Bucareste na 1.ª jornada da 'main round' da Liga Europeia, por 35-33. Jovem ala esquerdo islandês dos leões determinante com nove golos, melhor marcador. Tinha a mãe a assistir na bancada

O jovem islandês Orri Torkelsson, do Sporting, teve uma noite de extra motivação e encheu o pavilhão João Rocha com o seu andebol, marcando nove golos no mesmo número de remates à baliza do Dinamo de Bucareste e foi melhor marcador da partida e determinante para a vitória dos leões sobre os líderes do campeonato romeno. O estímulo do ala esquerdo dos verdes e brancos veio da bancada. A sua mãe assistia ao jogo, pela primeira vez desde que o filho representa o primeiro classificado do Andebol 1, esta temporada. 

«Senti muito a responsabilidade porque a minha estava a ver o jogo. Foi o primeiro jogo que ela viu desde que cheguei ao Sporting e por isso queria muito fazer um bom jogo. Mas não só pela minha mãe, para os nossos adeptos e creio que o consegui. Por tudo, estou muito satisfeito. Dedico a vitória aos adeptos, que são fantásticos», declarou Torkelsson no final do jogo, de que foi um dos responsáveis por este ter sido duelo marcado pelo ímpeto e eficácia atacantes das equipas, empolgante de início ao fim, e com um triunfo justíssimo do Sporting, fundamental para as pretensões do clube na Liga Europeia.

Encontro intenso, equilibrado, discutido golo a golo, com protagonistas inspirados, principalmente na arte de atirar à baliza, mas também nos que tentam evitar que a bola entre: os guarda-redes. E entre estes, o norueguês que defende as redes sportinguistas fez pender os pratos da balança para o lado da formação portuguesa, figura do jogo, com seis excelentes (e em momentos cruciais) defesas. 

Já dentro dos últimos dez minutos da segunda parte, quando o vencedor ainda estava totalmente indefinido, André Kristensen foi crucial para manter o adversário a zero num parcial de três golos consecutivos dos leões, que proporcionaram a reviravolta no marcados, para 29-28. Momento ímpar da contenda.

No final do jogo, o treinador do Sporting, Ricardo Costa, fez a análise: «Foi um grande jogo de andebol! Parabéns, não só ao Sporting, porque venceu – e com toda a justiça -, mas às duas equipas. São equipas de Champions, com grandes jogadores, de enorme nível», começou por afirmar o técnico.

«O jogo foi marcado - e estávamos prevenidos - pela alta eficácia dos ataques, por esse motivo os guarda-redes seriam importantes. Na primeira parte, concedemos muitas oportunidades de golo ao Dínamo, mas na segunda retificámos e fomos mais compactos e eficientes na defesa, com o André [Kristensen] em grande plano», referiu Ricardo Costa, que lançou desde já as próximas etapas desta campanha europeia. 

«Estamos a lutar pelos três primeiros lugares. Este jogo era crucial para nós. O Fuchse [Berlim] só tem vitórias e agora iremos defrontá-los. Mas iremos com ambição de vencer o jogo». Os alemães venceram nesta jornada, fora, os romenos do Constanta, por 32-29.