Neemias Queta dispensado pelos Kings
Está livre para assinar por qualquer outra equipa. Irá auferir 233 mil euros pela pré-temporada, ainda que não vá participar nela, arranca a 5 de outubro, por Sacramento
A notícia foi avançada pela imprensa norte-americana, com fontes a confirmarem à ESPN que o poste português, o primeiro luso de sempre a ser escolhido no draft e a jogar na NBA, foi dispensado pelos Sacramento Kings depois de dois anos ao serviço da equipa, durante os quais alinhou em apenas 20 jogos.
Precisamente a três semanas do início oficial dos campo de treinos na liga, arrancam a 3 de outubro, os Kings concretizaram aquilo que se temia face às contratações do último mês e meio e justificam-no que o fazem agora para que Neemias, assim como Nerlens Noel, tenham oportunidade de procurarem outras equipas.
Queta, que não tinha contrato garantido com os californianos, foi dispensado e assim não irá continuar ao serviço do clube que o escolheu na 39.ª posição do draft de 2021 e ao qual esteve ligado as duas últimas épocas, ainda que com um vínculo de duas vias que lhe permitia atuar simultaneamente na NBA e na G League (Stockton Kings), mas estava impedido de ser utilizado no play-off da primeira.
Uma coisa é certa, Neemias, de 24 anos, não faz parte das contas do treinador Mike Brown que, após seis temporadas como adjunto de Steve Kerr nos Warriors, na época passada assumiu a posição de técnico principal da formação da capital da Califórnia – já o havia sido nos Cavaliers e Lakers num total de oito anos.
Levou Sacramento até ao play-off, pondo um fim a 16 anos de ausência, recorde negativo do desporto profissional americano. Isto após na fase regular já ter colocado a equipa como a terceira melhor da Conferência Oeste com 48 v-34 d. Apenas superada por Nuggets (53 v-29) e Grizzlies (51-31). Os Kings acabaram eliminados na primeira ronda frente aos Warriors por 4-3 enquanto Mike Brown eleito Treinador do Ano.
Se na primeira temporada o poste luso ainda havia disputado 15 partidas (médias 3,0 pts, 2,1 res, 0,4 ass, 0,5 dsl em 8,0m), ao longo de 2022/23 Brown nunca mostrou grande interesse em apostar no português, fazendo-o entrar em campo apenas cinco encontros (2,4 pts, 2,2 res, 0,2 ass, 0,4 dsl em 5,8 minutos) apesar de o ter convocado dezenas de vezes.
Isto apesar de, ao mesmo tempo, Neemias ser uma das principais figuras nos Stockton Kings, onde integrou o cinco inicial em todos os 29 encontros que disputou, com médias de 16,8 pontos, 8,8 ressaltos, 2,5 assistência, 0.9 roubos de bola e 1,9 desarmes em 27.6 minutos e a excelente percentagem de 68,0 em lançamentos de campo.
Números que o ajudaram a jogar no All-Star Game da G League, durante o All-Star Weekend da NBA em Salt Lake City, e o elegeram para o Cinco Ideal e Melhor Cinco Defensivo da G League, a que há a acrescentar ter sido o segundo jogador mais votado para o troféu de MVP da fase regular.
Por tudo isto, quando se pensava que o português pudesse ser uma opção para o campeonato de 2023/24 como suplente do lituano Domantas Sabonis (também atua como extremo/poste), do ucraniano Lex Len e entrando na rotação com o canadiano Trey Lyles, ao longo do defeso, depois de, a 8 de agosto, o clube ter oferecido um contrato de dois anos não garantido a Neemias, os Kings lançaram-se numa série de aquisições para a mesma posição.
Assinarem com o mais experiente Nerlens Noel (ex-Nets) e recentemente, há dez dias, com JaVale McGee (ex-Mavs), que contabiliza 15 anos de NBA e tendo ajudado à conquista de três títulos: dois ao serviço dos Warriors (2016/17, 2017/18) e o outro pelos Lakers (2019/20).
Neemias, que ainda tinha (e tem) possibilidade de assinar pela terceira e última vez um acordo de duas vias com os Kings ou outra formação, foi agora dispensado juntamente com Noel e tem hipótese de se juntar a outra equipa antes da pré-temporada começar a 5 de outubro, período em que as equipas ainda podem integrar 21 elementos. Blazers, Pacers, Raptors, Jazz ou 76'ers fazem parte dos rumores de possíveis interessados. Os plantéis terão de estar fechados a 23 de outubro com 15 jogadores com contratos standard e no máximo três de duas vias. O arranque do 78.º campeonato está marcado para 24 de outubro.
Note-se que dos 2,019,707 milhões de dólares (1,882 milhões de euros) que Neemias teria direito caso chegasse até 10 de janeiro de 2024 – data a partir da qual todos os acordos não garantidos ficam válidos até final da época -, o poste apenas irá auferir 250 mil dólares (233 mil euros) pela pré-temporada – ainda que não vá participar nela. Essa era a única fatia assegurada para já. Se tivesse chegado a 24 de outubro teria direito a meio milhão de dólares (466 mil euros).