Neemias já tem treinador nos Maine Celtics
Equipa da G League em que actuará o português, a par dos Boston Celtics, estava sem técnico principal desdea a saída de Alex Barlow para a Universidade de Butler
Quando, há já quase duas semanas, Neemias Queta assinou com os Boston Celtics por uma época um contrato de duas vias, o poste português sabia que na NBA iria trabalhar sob as ordens de Joe Mazzula.
Agora quanto aos Maine Celtics da G League, onde deverá atuar a maior parte da época, essa era ainda um incógnita, já que ainda não havia treinador. A dúvida ficou desfeita esta quinta-feira com o anúncio da contratação de Blaine Mueller para o cargo.
Adjunto nos Milwaukee Bucks desde 2018/19, onde começou a trabalhar com o entretanto dispensado Mike Budenholzer e foi campeão em 2020/21, e na passada temporada integrado no corpo técnico de Adrian Griffin, Mueller terá nos Maine Celtics a primeira experiência como treinador principal de equipas profissionais. Isto depois de ter começado a carreira como adjunto na Universidade de Lindenwood, em Saint Charles.
Terá em Neemias uma das principais peças para que a equipa satélite dos verdes de Boston ultrapasse as meias-finais do play-off alcançada em 2022/23, sob a orientação de Alex Barlow, onde caíram face aos Ontario Clippers, que viriam a sagrar-se campeões.
Barlow ficou apenas um campeonato com os Maine Celtics visto ter aceite o convite para assumir o comando da Universidade de Butler, onde estudou. Já Mueler é o nono treinador da história dos Maine.
«Estamos entusiasmados por ter Blaine a liderar a nossa equipa esta época. Percebe a responsabilidade que vem com tal privilégio. Traz muito conhecimento e ADN de campeão para os jogadores e funcionários no Maine. É excecional a construir relacionamentos com jogadores e membros da comunidade. O estilo de liderança de Blaine irá ajudá-lo a comunicar eficazmente os valores da organização e a responsabilizar todos»», referiu o general manager dos Maine Celtics, Jarell Christian, na notícia avançada pelo clube e na qual Butler também se mostra entusiasmado.
«Quero expressar minha imensa gratidão a Brad Stevens, Joe Mazzulla e Jarell Christian pela oportunidade de me se juntar à histórica organização que são os Celtics e continuar a grande tradição do basquetebol no Maine como treinador principal. Estou ansioso para começar a trabalhar com a equipa para desenvolver os jogadores dentro e fora do campo, interagir com os melhores fãs da G League e experimentar tudo o que Portland [cidade onde a equipa joga] tem a oferecer», referiu o novo técnico.
Recorde-se que o contrato de duas vias assinado por Queta, o terceiro que tem com essa estrutura desde que chegou à NBA depois de ser a 39.º escolha do draft de 2021, é em tudo idêntico ao que possuía nos Sacramento Kings: permite que possa jogar nas duas ligas, mas limita-o a 50 partidas na NBA e impede-o que possa atuar no play-off desta.