Neemias assina novo contrato e já pode jogar no play-off pelos Boston Celtics
Primeiro contrato standard da carreira de Neemias Queta abre a porta à primeira presença num jogo de play-off da NBA. Hoje disputa Jogo 1 da final da G League pelos Maine Celtics
As incertezas terminaram: Neemias Queta deixou de ter um contrato de duas-vias com os Boston Celtics e assinou um vinculo standard, anunciou o próprio clube ao início da madrugada desta terça-feira em Portugal.
A seis dias de terminar a regular season e com os Celtics a terem quatro jogo por disputar, a equipa preencheu o máximo de 15 jogadores que lhe é permitido ter no plantel nessa situação – mais três duas-vias - e assim passa a poder inscrever o poste português para o play-off da NBA, o que o anterior vínculo impedia, e onde cada clube só pode apresentar um máximo de 15 basquetebolistas até às 15h horas da costa Este do dia 15 de abril. O play-in começa no dia 16, o play-off, onde Boston terá a posição 1, a 20.
Melhor. Segundo o jornalista Brian Robb, do site Masslive.com, que acompanha o dia a dia dos Celtics, ainda que o clube não tenha dado pormenores quanto à duração do acordo, o novo contrato será por mais do que uma temporada, ou seja, para lá de 2023/24.
Mas há mais. Esta alteração não deverá impedirá Neemy de disputar a final da G League pelos Maine Celtics, que hoje terá o Jogo 1 no Portland Expo Building, em Portland (Maine), a cerca de 170 km da cidade de Boston, frente aos campeões de Oeste Oklahoma City Blue. Com o derradeiro play-off à melhor de três, o Jogo 2, em OKC, será quinta-feira e o 3, caso necessário, segunda-feira.
Coincidência ou não, o tão desejado contrato standard com a formação de Boston surge depois de Neemias ter realizado duas grandes exibições pelos Maine no play-off da G League. A primeira nas meias-finais de conferência face aos campeões Delaware Blue Coats por 119-112, no qual o internacional luso registou 18 pontos (8/13 lanç. campo, 1/1 l. livre), 16 ressaltos (9 of.), 1 assistência, 1 desarme de lançamento e 4 turnovers em 29m.
Na final de conferência, que deu o primeiro título de Este aos Maine, nunca haviam chegado tão longe na prova, nos 32m em campo Queta registou 16 pts (8/9 lanç.2, 0/1 l. livre), 19 res (6 of.), 2 ass, 1 rbl, 2 dsl e sem cometer qualquer turnover. DJ Steward, Jordan Walsh e Neemias marcaram 35 dos 38 pontos dos Maine no 4.º período (38-17) com quase imaculados 13/15 em lançamentos de campo.
Este é o primeiro contrato standard da carreira de Neemias Queta desde que foi a 39.ª escolha do draft de 2021 por parte dos Sacramento Kings. Enquanto esteve duas épocas ao serviço da formação californiana jogou igualmente pelos Stockton Kings na G League – eliminados na final de Oeste pelos Oklahoma City Blue -, mas nunca teve possibilidade de atuar ou simplesmente ser convocado para o play-off por Sacramento. A estreia poderá agora acontecer, assim como se mantém a possibildade de ser campeão na G League e NBA na mesma época.
Em 2023/23 Neemy foi utilizado por Joe Mazzula em 26 partidas, com as médias de 4,6 pts, 4,1 res, 0,5 ass e 0,6 des em 11,4 minutos. Isto além de ter colecionado vários máximos pessoais: 14 pontos (contra os Clippers), 12 ressaltos (Clippers), 3 assistências (Clippers), 2 assistências (Grizzlies), 3 desarmes de lançamento (Magic) e 15 minutos (Clippers).
Nas duas temporadas em Sacramento havia disputado 20 partidas (15+5), com totais de 2.9 pts, 2,1 res, 0,4 ass, 0,1 rbl, 0,5 dsl em 7,5m.
Nos Maine Celtics, onde apenas disputou 8 jogos na fase regular por estar quase em permanência integrado nos trabalhos dos Boston Celtics, as médias são bem mais altas: 14,4 pts, 8,8 res, 3,1 ass, 1,1 rbl 2,0 dsl e, 22,1m.
Apesar ter jogado 26 vezes pelos Celtics, Neemias foi convocado outras 21 em que não saiu do banco, o que só lhes deixava mais três encontros disponíveis na regular season dos 50 a que jogadores com contrato duas-vias estão limitados na NBA para além da proibição de atuar no play-off.
Mas dado a estar a disputar o título da G League era pouco provável que viesse a ser convocado, até porque desde o final da fase inicial da liga secundária tem estado sempre com os Maine.
No play-off de Boston, onde a melhor equipa da fase regular (62 -16 d) figura entre as principais candidatas a vencer o 78.º campeonato da NBA, Queta manter-se-á juntamente com Luke Kornet e Xavier Tillman, como um dos jogadores da rotação para dar descanso a Kristaps Porzingis e Al Horford.