7. Dallas Mavericks, basquetebol. Comprados em 2023 por 3000 milhões de euros - Foto: IMAGO

NBA: Klay exorciza demónios, Mavericks e Heat continuam vivos

Venceram em Sacramento e Chicago e vão discutir em Memphis e Atlanta últimas vagas no 'play-off'

Há um ano, Klay Thompson despediu-se dos Golden State Warriors com derrota no play-in, o minitorneio que define as duas últimas vagas de cada conferência para o play-off da NBA. Em Sacramento, o histórico base não marcou, depois duma noite em que lançou dez vezes. Na última madrugada, Klay voltou a Sacramento para jogo do play-in e exorcizou demónios.

Com uma exibição a fazer lembrar os melhores tempos dos splash brothers, quando acompanhava Steph Curry, Klay Thompson foi decisivo na vitória dos Dallas Mavericks no court dos Kings, assinando 23 pontos, com 8 em 11 de lançamentos de campo (5 em 7 em triplos).

Anthony Davis também deu preciosa ajuda – 27 pontos (mais quatro no lábio superior...), 9 ressaltos e 3 desarmes de lançamento – e os Mavericks venceram por 120-106, mantendo viva a esperança de chegarem ao play-off: como vencedores do jogo entre 9.º e 10.º classificados na conferência este, visitam na madrugada de sábado os Memphis Grizzlies, derrotados (pelos Golden State Warriors) no jogo entre 7.º e 8.º. Quem vencer fica com a última vaga no play-off e defronta os Oklahoma City Thunder, melhor equipa da época regular da NBA.

«Não ia deixar que uma má noite me definisse», assumiu Klay Thompson, quinto na história da NBA, com 2697 triplos convertidos, após o jogo em Sacramento. «Também já tinha tido grandes noites, até alguém do meu calibre pode fazer zero pontos... Tento não pensar nisso, mas às vezes é inevitável, sou humano. Mas foi bom exorcizar aqui esses demónios. Continuamos vivos, vamos a Memphis.»

No outro jogo 9/10, da conferência oeste, a equipa pior classificada, a jogar fora, também venceu. Neste caso, esmagou. Os Miami Heat tiveram uma noite fácil em Chicago, contra os Bulls, ganhando por 109-90, mas chegaram a liderar por 25 pontos. Tyler Herro foi o grande protagonista, com 38 pontos (13 em 19 em lançamentos de campo), 5 ressaltos e 4 assistências.

Os Heat vão a Atlanta defrontar os Hawks, derrotados pelos Orlando Magic no jogo 7/8, pelo direito de defrontarem os Cleveland Cavaliers no play-off.