Liga dos Campeões: Sporting só não pode... perder
Leões recebem esta quinta-feira espanhóis do Reus, último do grupo, na derradeira jornada da Champions. Não esperam ‘favor’ do rival Benfica. Águias, já apuradas, cumprem calendário em Calafell. FC Porto e Oliveirense também já nos quartos de final
Jogo decisivo esta quinta-feira para o Sporting na Liga dos Campeões. Os leões recebem os espanhóis do Reus, na sexta e última jornada do Grupo B, e vencendo ou empatando garantem a qualificação para os quartos de final. Os sportinguistas estão na segunda posição do agrupamento, com oito pontos, mais três do que o Calafell, também de Espanha, que é terceiro classificado e é anfitrião do Benfica, líder e já apurado.
Em antevisão do jogo com o último posicionado do grupo, com apenas uma vitória e três pontos, o treinador do Sporting, Alejandro Domínguez, alerta para facilitismos. «Trabalhei 15 anos no Reus, é um clube histórico, não virá aqui [ao Pavilhão João Rocha] de passeio, longe disso. Vem para ganhar, com a faca nos dentes e está no seu melhor momento da temporada».
O técnico argentino solicita máximo empenho à sua equipa. «Tentei transmitir aos jogadores que o jogo exigir a nossa melhor versão. Máxima atenção, máxima predisposição e máxima motivação. É a principal competição europeia e para nos classificarmos para os quartos de final temos de ganhar. Não temos de esperar nada do outro lado, temos de fazer o nosso trabalho e o nosso trabalho é ganhar ao Reus em casa. Temos de estar a cem por cento», frisa o treinador, aos canais de comunicação do clube verde e branco.
Benfica a cumprir calendário na Catalunha
«Do outro lado», referia-se Alejandro Domínguez ao contributo que o arquirrival Benfica daria às pretensões do Sporting se vencesse o Calaffell na Catalunha. Os encarnados já garantiram a qualificação como líder do grupo e o adversário mostrou-se ser forte e incómodo, tendo cedido por equilibrados 3-2 na Luz, além de empatado com o Sporting nos dois jogos (2-2).
Apesar de a partida para o Benfica ser apenas para cumprir calendário, Tiago Rafael, treinador-adjunto do Benfica, rejeita-o, apelando ao empenho total dos jogadores. «Vamos ter de ser muito sérios, porque teremos pela frente uma equipa muito aguerrida e muito combativa, que em sua casa supera-se sempre. Vamos para ganhar», assegura o braço direito de Nuno Resende, revelando que haverá «gestão do plantel» para que «todos joguem o mesmo tempo», referiu à BTV.
FC Porto e Oliveirense também já apurados
As demais equipas portuguesas na Champions já conhecem o seu destino. FC Porto qualifica-se na primeira posição do Grupo C, o OC Barcelos na segunda do A (atrás do Barça) e a Oliveirense na liderança do D. Eliminados, o SC Tomar, no grupo do FC Porto, e o Valongo, finalista vencido na edição de 2022/23, no D.
Os dragões deslocam-se a Itália para defrontar o Trissino, segundo classificado e também apurado. «É um jogo que não altera nada na classificação», mas Hélder Nunes realça que representar o FC Porto «implica ganhar todos os jogos». Por esse motivo, é com «a mesma seriedade» que os azuis e brancos enfrentarão uma «equipa recheada de bons jogadores».
Liga dos Campeões - 6.ª jornada - quinta-feira
Grupo A:
Liceo-Barcelona 19.30 h
Forte di Marmi-OC Barcelos 19.45 h
Grupo B:
Sporting-Reus 19.30 h
Calafell-Benfica 19.30 h
Grupo C:
Trissino-FC Porto 19:45 h
SC Tomar-Lleida 21.00 s
Grupo D:
Saint Omer-Amatori Lodi 19.00 h
Valongo-Oliveirense 21.00 h