Antigo secretário de Estado do Desporto encabeça a lista
Laurentino Dias e José Manuel Araújo uniram-se, esta terça-feira, numa candidatura única à presidência do Comité Olímpico de Portugal, com o antigo secretário de Estado do Desporto a encabeçar a lista às eleições de 19 de março.
«As candidaturas anunciadas por Laurentino Dias e José Manuel Araújo assumem a vontade, que lhes foi transmitida pelas federações e organismos seus apoiantes, de integrarem uma candidatura única aos Órgãos Sociais do Comité Olímpico de Portugal, nas eleições a realizar no próximo dia 19 de março», lê-se no comunicado enviado à agência Lusa pelas federações subscritoras desta nova candidatura única.
Judo, badminton e hóquei em campo juntam-se às seis federações que já defendiam a candidatura do presidente da federação de futebol ao Comité Olímpico de Portugal. Comissão eleitoral ainda não definiu o que é um quarto das 33 federações olímpicas - 8 ou 9 - e se cada organismo federativo pode subscrever mais do que uma candidatura, que atualmente são cinco.
O texto é subscrito pelas federações de andebol, campismo e caravanismo, ciclismo, desporto para pessoas com deficiência, orientação, kickboxing e muay thai, motociclismo, motonáutica, pesca desportiva, taekwondo, vela e voleibol.
Fonte da candidatura confirmou à Lusa que José Manuel Araújo «abdicou» da sua intenção de presidir ao COP, no qual ocupa o cargo de secretário-geral há 12 anos, em favor do jurista natural de Fafe, que foi o responsável pela tutela do Desporto entre 2005 e 2011, nos dois governos liderados por José Sócrates.