Jogador brasileiro assume homossexualidade e espera ser exemplo
João Lucas Reis com o namorado, Guilherme Ricardo Sampaio

Jogador brasileiro assume homossexualidade e espera ser exemplo

TÉNIS17.12.202420:52

Número 367 do ranking ATP anunciou namoro com ator na passada semana

O tenista brasileiro João Lucas Reis da Silva, número 401 do ranking ATP, foi notícia, na passada semana, por ter anunciado publicamente o namoro com o ator Guilherme Sampaio, divulgando fotografias dos dois juntos no dia de aniversário deste.

O pernambucano, de 24 anos, foi o primeiro jogador do circuito profissional a assumir uma relação LGBTQIA+ e espera tornar-se num exemplo para que, no futuro, mais jogadores possam seguir os seus passos.

«Quando tinha 15 ou 16 anos, tive dificuldade em aceitar-me. Se tivesse havido alguém no ténis profissional a dizer 'sou gay e estou aqui a competir nos maiores torneios', talvez tivesse sido mais fácil. Fico contente por ter inspirado as pessoas, se, no futuro, for um jogador do top 100 a fazê-lo, certamente será mais fácil para os outros se abrirem. Já desde há cinco anos comecei a contar aos meus pais, à minha família, aos meus treinadores, e tem sido uma coisa natural. Namoro com o Guilherme desde há dois anos e sempre o levei comigo para os torneios, na América do Sul já toda a gente sabia e fui sempre bem tratado. Não pensei que isto fosse tomar uma proporção tão grande, mas a repercussão foi boa», disse o brasileiro em entrevista ao UOL Esporte.

«Não tenho problema nenhum em falar sobre isto e espero que não prejudique a minha carreira. Uma das coisas de que tinha medo ao assumir era perder patrocínios e isso poder impedir-me de ir aos torneios, mas, por enquanto, não aconteceu nada de mal, apenas mensagens de carinho, e isso é o mais importante», acrescentou.