João Sousa junta-se a Gastão Elias e Jaime Faria nos ‘quartos’ do Oeiras Open
João Sousa bateu Paul Jubb nos oitavos de final (Fonte: Federação Portuguesa de Ténis)

João Sousa junta-se a Gastão Elias e Jaime Faria nos ‘quartos’ do Oeiras Open

TÉNIS04.01.202418:49

Tenista de 34 anos bateu Paul Jubb em dois sets e vai defrontar o polaco Maks Kasnikowski

João Sousa (n.º 249 ranking mundial), Gastão Elias (336.º) e Jaime Faria (411.º) avançaram esta quinta-feira para os quartos de final do ATP Challenger 50 de Oeiras, disputado no Complexo Desportivo do Jamor.

O português mais bem classificado entre os três bateu o britânico Paul Jubb por 2-0, com os parciais de 7/6 (8-6) e 6/4, num encontro cujo primeiro set foi bastante disputado. Logo no jogo de serviço inaugural, o tenista de 34 anos teve de anular cinco pontos de break e outros dois a 4-4. No tie-break, a experiência do antigo vencedor do Estoril Open mostrou-se essencial, conseguindo ganhar três pontos consecutivas na abertura do desempate, para depois fechar a partida a 8-6. 

Aproveitando a vantagem no marcador, João Sousa não facilitou e quebrou o serviço do inglês logo na abertura do set, mas na altura de confirmar a vitória, vacilou. Com serviço a 5-3, viu-se a perder 15-40 e falhou um volley fácil para relançar a discussão do duelo. Ainda assim, conseguiu o break de volta para avançar no torneio.

Os outros dois portugueses ainda em prova, no quadro de singulares, venceram ambos os encontros. Gastão Elias, com 33 anos, estendeu a sua série de vitórias consecutivas no Jamor para 17 depois de derrotar o terceiro cabeça de série da prova, Cem Ilkel (255.º), por 6/4 e 6/2. 

Assim, o especialista de terra batida marcou encontro com Jaime Faria. O jovem de 20 anos bateu o ucraniano Vadym Ursu (461.º) por 6/3 e 6/4 e qualificou-se pela segunda vez na carreira para uns quartos de final de um torneio Challenger.