João Sousa falha acesso às 'meias' do Challenger de Oeiras
Português foi eliminado por Makz Kasnikowski; Gastão Elias vence duelo luso e na semifinal vai defrontar Egor Gerasimov
Terminados os quartos de final do Challenger de Oeiras nesta sexta-feira, só um português se qualificou para as meias-finais: Gastão Elias. João Sousa e Jaime Faria foram eliminados.
O vimaranense encontrou o polaco Makz Kasnikowski, mas o segundo cabeça de série do evento caiu em dois sets, cujos parciais foram 7/6 (7-1) e 6/4. Ambos os jogadores mostraram-se a bom nível, não cedendo qualquer jogo de saque, levando a partida para o desempate. Aqui, o antigo top-30 mundial cedeu os primeiros quatro pontos, colocando-se em posição vulnerável perante o adversário, que não vacilou na hora de fechar o set.
A segurança que ambos demonstraram no serviço foi testada a meio do segundo set, uma vez que cada um conseguiu quebrar o serviço do outro, mas Matz fê-lo em mais uma ocasião. Ainda assim, a 5-4 o jogador de Varsóvia precisou de cinco match points para se qualificar para as meias-finais.
Num duelo 100% português, foi o veterano Gastão Elias a derrotar Jaime Faria, que recebeu um wildcard para o Challenger de Oeiras, por 2-1, com os parciais de 6/2, 3/6 e 6/4, num encontro em que houve 10 quebras de serviço. Foi precisamente assim que começou o primeiro set. O mais jovem dos dois fez ponto de break e colocou-se a vencer por 2-0, no entanto, não voltaria a ganhar qualquer jogo nesta partida.
No segundo set verificou-se uma maior eficiência no saque do jogador de 20 anos, tendo vencido 86% dos pontos no primeiro serviço, vital para levar o embate a terceiro parcial. Na ‘negra’, os nervos apareceram no jogo de ambos os tenistas. Gastão Elias serviu a 5-3, mas Jaime Faria quebrou serviço, no entanto, este não conseguiu confirmar o break e deu a vitória ao adversário.
Assim, o veterano português marca encontro com Egor Gerasimov, num duelo que vale lugar na final da prova.