20 agosto 2024, 08:47
Sinner vence quinto título da época em Cincinnati
Final frente a Tiafoe durou pouco mais de hora e meia
Italiano acusou positivo a uma substância anabolizante em março, porém, os resultados só foram conhecidos esta terça-feira; de acordo com um tribunal independente, o tenista foi contaminado pelo fisioterapeuta
É a notícia que está a chocar o mundo do ténis. Jannik Sinner falhou dois testes antidoping em março de 2024, porém os resultados só foram conhecidos esta terça-feira. No entanto, um tribunal independente ilibou o italiano que qualquer culpa, na semana passada.
O tenista de 23 anos, atual número um mundial, acusou positivo à substância anabolizante clostebol - destinada a melhorar a recuperação de lesões, cortes ou outros problemas físicos -, porém um tribunal independente ilibou o transalpino de qualquer culpa, determinando que foi contaminado pelo fisioterapeuta.
20 agosto 2024, 08:47
Final frente a Tiafoe durou pouco mais de hora e meia
De acordo com a decisão da instituição, tudo se deveu a um produto que o fisioterapeuta comprou para tratar um corte num dedo. O terapeuta terá feito depois tratamentos a Sinner sem luvas, contaminando inadvertidamente o atleta, sem que ambos tivessem informados da existência da substância no produto.
O primeiro resultado positivo deu-se a 10 de março, durante o Masters 1000 de Indian Wells, contudo, resíduos da substância foram encontrados oito dias depois, antes do Masters 1000 de Miami, prova que o transalpino acabou por vencer. No entanto, a Agência Internacional de Integridade no Ténis (ITIA), não publicou os resultados e consultou especialistas em relação ao caso antes de o mesmo ter sido levado para o tal tribunal independente.
Sinner só foi notificado do primeiro resultado positivo em abril, no mesmo mês em que acabou por desistir dos quartos de final do Masters de Madrid, a 30 de abril, referindo ter uma lesão na anca e só regressou em Roland Garros, depois de falhar o Masters 1000 de Roma. Desde então, competiu na temporada de relva e em Wimbledon, antes de falhar os Jogos Olímpicos devido a uma amigdalite.
De acordo com o protocolo da ITIA são atribuídas suspensões provisórias aos tenistas que falharem um controlo antipoding, porém, os atletas podem recorrer da decisão e se demostrarem numa audiência que podem ter sido contaminados, a sanção pode ser removida.
20 agosto 2024, 17:13
Tenista italiano assegura que está inocente. ATP salientou «robustez da investigação»
De acordo com o jornal inglês The Guardian, ambos os recursos de Sinner foram bem-sucedidos, daí o tenista continuar a competir entre março até agora, mas, Sinner vai perder os pontos que conquistou em Indian Wells (400) e o prémio monetário (aproximadamente 288 mil euros), quando foi detetada a substância dopante pela 1.ª vez.
4 maio 2024, 16:13
N.º 2 do ‘ranking’ ATP junta-se a Carlos Alcaraz e foca-se agora em Roland Garros
Refira-se que, na madrugada de segunda-feira, Jannik Sinner conquistou o quinto torneio da temporada, o Masters 1000 de Cincinnati, tendo em 2024 48 vitórias e apenas cinco derrotas, sendo este o melhor ano da carreira do tenista de 23 anos, que conta já com um título Grand Slam, o Open da Austrália.
notícia atualizada às 16.42 horas e às 13.15 horas de 21/8