Jannik Sinner falhou dois testes antidoping, mas foi ilibado de qualquer culpa
Jannik Sinner venceu na segunda-feira o Masters 1000 de Cincinnati
Foto: IMAGO

Jannik Sinner falhou dois testes antidoping, mas foi ilibado de qualquer culpa

TÉNIS20.08.202416:03

Italiano acusou positivo a uma substância anabolizante em março, porém, os resultados só foram conhecidos esta terça-feira; de acordo com um tribunal independente, o tenista foi contaminado pelo fisioterapeuta

É a notícia que está a chocar o mundo do ténis. Jannik Sinner falhou dois testes antidoping em março de 2024, porém os resultados só foram conhecidos esta terça-feira. No entanto, um tribunal independente ilibou o italiano que qualquer culpa, na semana passada.

O tenista de 23 anos, atual número um mundial, acusou positivo à substância anabolizante clostebol - destinada a melhorar a recuperação de lesões, cortes ou outros problemas físicos -, porém um tribunal independente ilibou o transalpino de qualquer culpa, determinando que foi contaminado pelo fisioterapeuta.

De acordo com a decisão da instituição, tudo se deveu a um produto que o fisioterapeuta comprou para tratar um corte num dedo. O terapeuta terá feito depois tratamentos a Sinner sem luvas, contaminando inadvertidamente o atleta, sem que ambos tivessem informados da existência da substância no produto.

O primeiro resultado positivo deu-se a 10 de março, durante o Masters 1000 de Indian Wells, contudo, resíduos da substância foram encontrados oito dias depois, antes do Masters 1000 de Miami, prova que o transalpino acabou por vencer. No entanto, a Agência Internacional de Integridade no Ténis (ITIA), não publicou os resultados e consultou especialistas em relação ao caso antes de o mesmo ter sido levado para o tal tribunal independente.

Jannik Sinner conquistou Masters 1000 de Cincinnati (IMAGO)

Sinner só foi notificado do primeiro resultado positivo em abril, no mesmo mês em que acabou por desistir dos quartos de final do Masters de Madrid, a 30 de abril, referindo ter uma lesão na anca e só regressou em Roland Garros, depois de falhar o Masters 1000 de Roma. Desde então, competiu na temporada de relva e em Wimbledon, antes de falhar os Jogos Olímpicos devido a uma amigdalite.

De acordo com o protocolo da ITIA são atribuídas suspensões provisórias aos tenistas que falharem um controlo antipoding, porém, os atletas podem recorrer da decisão e se demostrarem numa audiência que podem ter sido contaminados, a sanção pode ser removida.

De acordo com o jornal inglês The Guardian, ambos os recursos de Sinner foram bem-sucedidos, daí o tenista continuar a competir entre março até agora, mas, Sinner vai perder os pontos que conquistou em Indian Wells (400) e o prémio monetário (aproximadamente 288 mil euros), quando foi detetada a substância dopante pela 1.ª vez.

Refira-se que, na madrugada de segunda-feira, Jannik Sinner conquistou o quinto torneio da temporada, o Masters 1000 de Cincinnati, tendo em 2024 48 vitórias e apenas cinco derrotas, sendo este o melhor ano da carreira do tenista de 23 anos, que conta já com um título Grand Slam, o Open da Austrália.

notícia atualizada às 16.42 horas e às 13.15 horas de 21/8