Jaminet suspenso 34 semanas por racismo
O lateral francês Melvyn Jaminet, 25 anos, foi suspenso por 34 semanas e multado em 30.000 euros pela Federação Francesa de Râguebi (FFR) depois de publicar um vídeo racista nas redes sociai, que incluía um comentário racista dirigido à comunidade árabe. Em comunicado, a FFR esclarece que Jaminet «prejudicou os melhores interesses do râguebi».
Propos racistes de Melvyn Jaminet : comment un ami d’origine maghrébine « qui aime certainement les coups de casques » pourrait grandement aider le joueur du XV de France après sa vidéo raciste pic.twitter.com/M34coEOXRb
— vaudais toujours 🍉 🍉 (@TFilastin) July 20, 2024
O lateral do Toulouse pode ver a pena reduzida em oito semanas se participar em atividades anti discriminatórias, em género trabalho comunitário, para «promover os valores do desporto», uma opção que permitiria que o atleta ficasse disponível para a Seleção antes do Torneio das Seis Nações, em 2025.
🚨 BREAKING: Melvyn Jaminet handed a huge ban after a video showed the France full-back making racist remarks. pic.twitter.com/3hqd3TzpQr
— Planet Rugby (@PlanetRugby) July 26, 2024
O vídeo foi publicado durante a tounée francesa na Argentina, no início do mês, que esteve repleta de polémicas com Hugo Auradou, 20, e Oscar Jegou, 21, a serem acusados de violação de uma mulher de 39 anos. Auradou e Jegou dizem que tiveram sexo consensual com a mulher e negam as acusações de violação.
Jaminet disse que está «profundamente arrependido e envergonhado pelos meus comentários» e escreveu numa publicação no Instagram: «O racismo, em todas as suas formas, é inaceitável e vai contra tudo em que acredito».