Hóquei em patins: esta sexta-feira há dérbi
Pedro Henriques, guarda-redes do Benfica, confia na vitória (RUI RAIMUNDO/ASF)

Hóquei em patins: esta sexta-feira há dérbi

MODALIDADES19.10.202323:32

Sporting, na liderança (tripartida) recebe, pelas 21 horas, o Benfica, prato forte da 4.ª jornada do Campeonato Placard

O Campeonato mal começou e o detentor do título Benfica arruma já esta sexta-feira os encontros da primeira volta da fase regular com os principais candidatos ao ceptro, decorridas apenas quatro jornadas, saldadas num arranque em falso (empate) em Braga e motivante vitória no primeiro clássico ante o FC Porto, que dará mais conforto na visita ao reduto do Sporting, jogo esta sexta-feira às 21 horas.

Oportunidade para reforçar a vitória na final do primeiro título oficial da temporada, a Elite Cup, mas o desfecho deste segundo dérbi é uma incógnita. Porque o anfitrião lidera a tabela (com a defesa menos batida até ao momento), a par do irmão de Tomar e da Oliveirense, considera-se num bom momento de forma e não quererá perder pontos em casa.

No barómetro da motivação será difícil distinguir Sporting e Benfica, a discutir o segundo dérbi da temporada, depois da Elite Cup, erguida por um golo de vantagem, 4-3 no marcador. «Moral devido aos resultados, porque estamos felizes pelas três vitórias até ao momento, ainda que isso faça parte do passado. E motivação porque vamos defrontar o campeão nacional, com o qual perdemos a final da Elite Cup», antecipou o treinador do Sporting e mais antigo do Benfica, Alejandro Domínguez.

Já o guarda-redes e capitão Pedro Henriques prometeu um Benfica «sempre com o mesmo estado de espírito, o compromisso de encarar o jogo para vencer». Embora destacasse a «qualidade do adversário, supercompetente, numa pista muito difícil», o Pavilhão João Rocha.

Os estados de espírito são acentuados pelos atuais momentos competitivos. O Benfica iniciou a temporada com dois troféus (juntou a Supertaça à Elite Cup), empatou em Braga na primeira jornada, mas devolveu o sorriso aos adeptos ao dominar o primeiro clássico com o FC Porto, na última jornada, por 4-1. O Sporting enfrenta o primeiro teste da competição ante o Benfica, que pode custar a liderança da tabela, mas tem a vantagem e pressão acrescidas de jogar em casa. Alejandro Domínguez constatou e confessou emoção com o «ADN do Sporting» no triunfo da equipa de basquetebol frente ao húngaro Alba Fehervar (83-79), na primeira ronda da fase de grupos da Taça Europa, depois de estar em desvantagem.

De resto, as equipas conhecessem-se como as palmas das mãos, até porque os plantéis não sofreram alterações significativas na transição das duas épocas. Terminaram o último Campeonato Placard a discutir o título em quatro jogos, resolvido no Pavilhão João Rocha.

Também por isso os pormenores «são as bolas paradas e a eficácia neste capítulo, tanto a defender como a atacar, bem como os duelos individuais», nas palavras do treinador. «Nas equipas há muitos jogadores com capacidade real de desequilibrar e capazes de decidir um jogo.»