GDESSA vence Benfica e conquista Liga feminina

Basquetebol GDESSA vence Benfica e conquista Liga feminina

BASQUETEBOL07.05.202314:29

O GDESSA sagrou-se campeão nacional de basquetebol feminino com uma vitória sobre o Benfica, por 55-61, no terceiro e decisivo jogo da final do ‘play-off’, hoje, no Pavilhão Fidelidade do Estádio da Luz.

A equipa barreirense impôs-se pelos parciais, por período de jogo, de 9-19, 21-8, 13-16 e 12-18 com 27-30 ao intervalo, e conquistou o título nacional seis anos depois, o terceiro do seu historial. Campeão em 2007, 2017 e 2023, o GDESSA passou deter o número de troféus do União Sportiva e do Olivais FC, menos dois do que CAB Madeira, recordista, com cinco.

Depois de terem permitido que as defensoras do título, empatassem a final (1-1), com triunfo, no sábado, também na Luz, após o êxito na partida inaugural, no Barreiro, as candidatas do GDESSA impuseram-se no encontro decisivo

A norte-americana do GDESSA Kamilah Jackson foi a figura da partida, com 16 pontos, 18 ressaltos, 4 assistências e 3 desarmes de lançamento. Pelas benfiquistas destacou-se a brasileira Raphaella Monteiro com 18 pts, 6 res, 4 ass e 2 dsl.

Eugénio Rodrigues (Benfica): «Faltou eficácia ofoensdiva, no último quarto. Especialmente a eficácia exterior. Não é uma época positiva. Falhámos a Taça e o Campeonato, reconhecemos o nosso insucesso e cá estaremos a trabalhar mais no próximo ano».

Márcia Robalo (GDESSA): É uma sensação indiscritível, a nossa equipa está de parabéns e merecida vencedora. Devo dar o mérito igualmente ao Benfica, pelo que tem feito pelo basquetebol feminino. É um clube com uma estrutura diferente, vocacionada para o futebol, mas que tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento, a que se assiste, na nossa modalidade, no nível do campeonato. Louvo também às outras equipas que não estiveram presentes nesta final».