Federer sobre caso Sinner: «Há uma questão que precisa de ser respondida...»
Roger Federer presente na Royal Box de Wimbledon
Foto: IMAGO

Federer sobre caso Sinner: «Há uma questão que precisa de ser respondida...»

TÉNIS03.09.202417:45

Suíço acredita que italiano não fez nada de errado e pressiona a Agência da Integridade no Ténis para perceber por que razão o processo do número um mundial foi tratado de forma diferente

Ainda que esteja fora dos courts de ténis desde 2022, Roger Federer continua a ter voz na modalidade e esta terça-feira opinou sobre o caso de doping que envolve o número um mundial, Jannik Sinner, referindo que é preciso saber por que razão o italiano não esteve suspenso por mais tempo, enquanto não havia «100% de certezas em relação ao que se estava a passar».

«Penso que todos nós acreditamos que o Jannik [Sinner] não fez nada, mas a inconsistência de ele não ter de ficar de fora enquanto eles não tinham 100% de certeza do que estava a passar-se, penso que é essa a questão que precisa de ser respondida», afirmou o suíço ao programa televisivo norte-americano TODAY.

De acordo com o protocolo da Agência Internacional de Integridade no Ténis (ITIA), um jogador que acuse positivo a uma substância proibida é automaticamente suspenso, no entanto, o atleta pode recorrer da decisão para que a sanção seja provisoriamente levantada.

Foi o que aconteceu a Sinner quando acusou duas vezes positivo à substância dopante clostebol, porém, foi apenas suspenso por um dia na primeira ocasião – 4 a 5 de abril – e cumpriu mais quatro dias de castigo (17 a 20 de abril), na segunda ocasião.

«Percebo a frustração [dos outros tenistas], quando pensam ‘será que foi tratado da mesma forma que os outros?’, penso que é daí que vem a fonte da polémica», frisou.

A rapidez do processo suscitou várias críticas de outros atletas que viram os respetivos casos demorarem meses – nalguns casos superou um ano de espera – a obter resposta para um possível recurso às suspensões, tal como aconteceu com Simona Halep, ex-número um mundial que esteve mais de um ano sem competir – desde dezembro de 2022 a março de 2024 - depois de falhar dois controlos antidoping, mas cujo castigo foi efetivamente retirado depois de provar contaminação no Tribunal Arbitral do Desporto.

Refira-se que Jannik Sinner já está nos quartos de final do US Open, tendo encontro marcado com Daniil Medvedev (5.º ranking ATP), que eliminou Nuno Borges nos oitavos, e cujo duelo será disputado na quarta-feira.