FC Porto evita surpresa nos 16 avos da Taça de Portugal
FC Porto derrotou Boa-Hora, equipa da Divisão de Honra, por apenas dois golos; Benfica, Sporting e ABC seguem para oitavos
Os clubes portugueses regressaram este sábado às competições nacionais - interrompidas devido ao Europeu 2024 -, com os jogos dos 16 avos de final. Mas se não houve surpresas para os favoritos neste retorno a lides domésticas, a verdade é que o FC Porto venceu o Boa-Hora, equipa da Divisão de Honra, por 31-29, mas com muitas dificuldades.
O treinador Carlos Resende bem tinha alertado para a exigência do duelo, e esta ficou justificada com o empate ao intervalo (17-17). No segundo tempo voltou a verificar-se o inesperado equilíbrio, mas os azuis e brancos conseguiram uma vantagem de dois golos para terminar a partida e garantir qualificação para os oitavos de final, com muita ajuda das defesas do jovem guarda-redes Diogo Rêma, nos instantes finais do duelo.
O Sporting, campeão em 2022/23, iniciou a defesa do título da melhor maneira ao registar um triunfo expressivo frente ao CF Fafe (42-14), conjunto que lidera a zona um da Divisão II. O domínio leonino foi notório desde o arranque do embate e chegaram logo a uma vantagem de 10 golos ainda antes da primeira parte acabar, mas que se manteve até ao intervalo (9-19). O regresso foi ainda mais desequilibrado, com o clube de Alvalade a chegar a estar a vencer por 11-29, cedendo apenas mais três golos no resto do encontro, antes de garantir acesso à próxima fase.
Para esta fase qualificou-se o restante ‘top-4’ do campeonato nacional. O Benfica visitou o reduto do Estrela de Amadora, mas também somou vitória tranquila (39-21) e o mesmo se pode dizer da turma minhota, que no pavilhão municipal Maximinos, também em Braga, conseguiu triunfo esclarecedor frente ao Arsenal (25-22).