FC Porto estreia-se na Champions com derrota em Itália
FC Porto estreou-se na Liga dos Campeões de voleibol feminino (CEV)

FC Porto estreia-se na Champions com derrota em Itália

VOLEIBOL07.11.202421:13

Campeãs nacionais perderam em Itália com as favoritas do Numia Vero Volley Milano, por 3-0, no primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões

O FC Porto perdeu na estreia histórica da sua equipa de seniores femininos de voleibol na Liga dos Campeões, em Itália, no recinto de uma das melhores equipas europeias, Numia Vero Volley Milano, onde deu uma imagem positiva da qualidade do jogo praticado em Portugal, país que regressou à principal competição europeia de clubes após 19 anos.  

As campeãs nacionais foram derrotadas pelas finalistas vencidas da Champions em 2023/24, por 3-0, com os parciais de 25-15, 27-25 e 25-17, tendo equilibrado o jogo em amplas fases dos segundo e terceiro sets.   

FC Porto estreou-se na Liga dos Campeões de voleibol feminino (CEV)

A equipa italiana dominou a primeira partida perante a congénere portuguesa que acusou o peso da responsabilidade, da inexperiência nas andanças da alta roda europeia e a qualidade da antagonista, que rapidamente se destacou no marcador atingindo a maior vantagem aos 9-3. Após este atordoamento inicial, as portistas restabeleceram-se e recuperaram até aos 10-7, corolário da sua melhor fase neste set. Mas foi breve a réplica. Rapidamente as anfitriãs dilataram o avanço com uma série consecutiva de pontos que as levou aos 17-9, margem que geriram até fechar por 25-15.

FC Porto estreou-se na Liga dos Campeões de voleibol feminino (CEV)

O segundo set foi totalmente diferente, assistindo-se a uma melhoria exponencial do desempenho do FC Porto, permitindo-lhe jogar de igual para igual com Vero Volley Milano e amiúde manietá-lo. As lusas adiantaram-se desde o arranque do set (6-10), foram alcançadas aos 13-13, mas mantiveram-se em jogo apesar de terem passado para trás por cinco (21-16). Lutando ponto a ponto, conseguiram igualar a 21 e venderam cara a derrota, cedida apenas nas vantagens (27-25), após três set points e o último decidido por falta na rede de uma jogadora do clube do emblema do dragão.

Temeu-se que este revés ou o esforço despendido pelas campeãs portuguesas na segunda partida, se refletisse na terceira, e a efetivamente o arranque indiciou-o. A equipa italiana entrou a todo o gás e destacou-se no marcador, mas as portistas voltaram a transcender-se, elevando o nível de jogo ao ponto de igualar o das adversárias, exigindo-lhes o seu melhor. Aos 15 pontos, o FC Porto empatava a partida, mas a partir daí o Vero Milano entrou num período de grande qualidade de jogo e avançou decisivamente para uma vitória clara por 25-17.