De Costa a Costa: o regresso à casa de partida
Martim Costa e Ricardo Costa foram campeões da 2.ª divisão pelo FC Gaia e voltam agora a uma casa que foi também de Kiko Costa (Miguel Nunes/ASF)

De Costa a Costa: o regresso à casa de partida

ANDEBOL23.02.202421:00

Ricardo, e Martim voltam a Gaia de onde deram o ‘salto’ para a elite; Kiko também jogou no clube, mas não chegou aos seniores

A vitória do Sporting sobre o Fuchse Berlim a meio da semana, em jogo da Liga Europeia, deixou os leões nas bocas do Mundo do andebol.

É que apesar das boas campanhas dos clubes portugueses nas competições europeias nos últimos anos, não é todos os dias que alguém vai ganhar a casa do líder da Bundesliga. Esta época, por exemplo, só o Sporting ganhou ali.

Em destaque nessa partida – como nas últimas duas épocas e meia, de resto – estiveram os irmãos Costa. Martim com 12 golos e Kiko com sete. Mas, é justo dizer, foi também uma vitória que saiu do plano traçado por Ricardo Costa, sobretudo na 2.ª parte, com uma mudança defensiva que permitiu recuperar de seis golos de desvantagem e alcançar o triunfo.

Ora, entre os dois confrontos com o gigante alemão, a família Costa volta… a casa. Literalmente a casa porque é em Vila Nova de Gaia que têm a residência de família, mas também ao clube que foi casa de partida, ou de (re)lançamento.

Se Kiko Costa jogou apenas uma época nos gaienses aos 15 anos – ainda que nos sub-20 –, o pai teve ali um porto de abrigo na época 2016/2017, depois de dois anos a treinar o FC Porto. Ricardo Costa liderou o FC Gaia durante três épocas, na segunda foi campeão da 2.ª divisão e alcançou a respetiva subida, alcançando um sétimo lugar na primeira divisão no ano seguinte, tendo como principal figura e melhor marcador nesses dois anos… Martim Costa.

Será, portanto, um jogo especial para toda a família Costa, aquele em que o Sporting procurar em Gaia manter a sequência 100 por cento vitoriosa no campeonato, diante de um clube que procura fugir aos últimos lugares, sendo nono, a dois pontos do oitavo lugar, que lhe garantiria a permanência já na fase regular.

O jogo tem início marcado para as 15h e pode ser acompanhado em direto n’ ABOLA TV.

Águias com teste duro após vitória no Clássico

Uma semana após vencer o FC Porto na Luz, as águias voltam a jogar em casa e a ter um adversário de respeito pela frente.

A equipa de Jota González recebe o Águas Santas (),19h clube maiato que continua na luta por um lugar no top-4, que vai depois lutar pelo título, chegando à 18.ª jornada a três pontos do ABC, que defronta o FC Porto no único jogo da ronda agendado para domingo.

De resto, destaque neste sábado para a partida entre o V. Setúbal e o Avanca (18h), os dois últimos classificados, bem como para a receção do Póvoa ao Belenenses (18h30), duas equipas que lutam por fugir ao grupo que vai disputar a permanência. Às 15h, V. Guimarães e Marítimo defrontam-se no Minho.