Benfica vence campeão europeu na Taça CEV
Equipa encarnada impôs-se ao Trentino, por 3-2, em Itália, mas não foi suficiente para se qualificar para os quartos de final da competição europeia
A tarefa era hercúlea, mas o treinador e jogadores do Benfica acreditavam ser possível discutir a qualificação para os quartos de final da Taça CEV com o Trentino, campeão europeu em título. Os encarnados não alcançaram esse objetivo, ficaram distantes mesmo, porque necessitavam de vencer os italianos por 3-0 ou 3-1, este último resultado para forçar ao golden set, mas não é apenas consolo a histórica vitória no jogo em Itália, contra tão (mais) forte e consagrado adversário (3-2).
Meritória réplica dás águias desde o primeiro set, cedido por 24-22 e empatado até aos 21-21, após uma luta equilibrada ponto a ponto. O Trentino conseguiu a primeira vantagem de três pontos aos 13-10 e manteve-se sempre acima dos dois àquela igualdade, quando o Benfica recuperou de 20-17. Todavia, os anfitriões fizeram valer a sua qualidade e experiência para se impor na fase crucial do set, para causar um primeiro revés às pretensões de apuramento da equipa portuguesa.
Idêntica supremacia dos italianos voltou-lhes a ser decisiva no segundo set, que teve uma história muito parecia à do inaugural. O equilíbrio, taco-a-taco, no marcador só se desfez a partir dos 16-16, com um parcial de 3-0 para o recente finalista vencido do Mundial de Clubes (o Trentino perdeu a final frente aos brasileiros do Cruzeiro).
A formação encarnada não esmoreceu e reagiu com um 2-4 para colocar o marcador em abertos 21-20, mas os transalpinos impuseram os argumentos suprarreferidos, e com 3-0 beneficiaram de quatro set points (24-20) que desde logo eram… pontos de eliminatória. O Benfica ainda anulou dois, mas ao terceiro o apuramento ficou sentenciado com 2-0 (25-22).
Os pentacampeões nacionais não quiseram sair de Cagliari de mãos a abanar e encheram as duas, conquistando o terceiro (20-25) e o quarto set (18-25), que dominaram, perante um adversário que claramente relaxou, levando a decisão sobre o vencedor do jogo para quinto set. Neste, o Benfica voltou a exibir-se a alto nível, impondo-se por 13-15.