Benfica vence Académica de São Mamede e lidera à condição
Encarnados receberam os academistas na Luz e impuseram-se por 3-1, isolando-se na primeira posição da Liga. Sporting acerta calendário no domingo com o Leixões
O Benfica cedeu um set na vitória sobre a Académica de São Mamede, por 3-1, no Pavilhão n.º 2 da Luz, em jogo da 14.ª jornada da 1.ª fase da Liga de voleibol, este sábado, e isolou-se na liderança com mais um ponto do que o Sporting, que só acerta calendário hoje, frente ao Leixões, no João Rocha.
As dificuldades para as quais os encarnados alertaram na antevisão ao jogo confirmaram-se. O 1.º set foi equilibrado e só resolvido após concludente parcial de 9-1 em fase tardia do mesmo, a colocar o marcador em decisivos 20-11, para fechar com 25-13. A seguir, as águias consentiram o empate. Mérito dos visitantes, que chegaram igualados a 23 e depois de salvar um set point (24-23) arrancaram para triunfo a 24-26.
O Benfica restabeleceu-se, mas só impôs superioridade no 3.º set na fase final, destacando-se aos 22-21 para 25-22. Ao invés, na 4.ª partida, desde cedo se destacou mediante parcial de 6-0 (10-2 e depois 15-5), decidindo o encontro com 23-12.
O benfiquista Pablo Natan foi o melhor pontuador do jogo, com 19 pontos (eficácia de 61%), seguido pela estrela da Académica, o melhor artilheiro da Liga, Lucas Cândido, com 18 pontos (46%).
Após o jogo, o treinador do Benfica, Marcel Matz, lamentou a perde um set. «Fomos bem superiores, mas no 2.º set, na reta final, o adversário teve competência e venceu. Como é óbvio, não é nosso objetivo perder um set, mas, com o tempo de paragem competitiva, sabíamos que o rendimento podia ser comprometido um pouco. O importante foi vencer o jogo, continuar na luta pela 1.ª e 2.ª posição. Gostei da maior parte do jogo, no 2.º set errámos um pouco acima do que podemos, mas a equipa está de parabéns pela vitória, que é o mais importante».