Benfica: substituto de Toney Douglas vem da Alemanha
Foto Lowen Braunschweig

Benfica: substituto de Toney Douglas vem da Alemanha

Norte-americano Ahmad Rorie a caminho de ser reforço das águias; ex-jogador da NBA deixou a Luz e vai para o FC Porto

Ahmaad Rorie, norte-americano de 1,86m e 28 anos, prepara-se para ser reforço do Benfica e ser o substituto de Toney Douglas no plantel de Norberto Alves. Douglas, como A BOLA deu conta na quinta-feira, vai mudar-se para o FC Porto, depois de ter terminado a ligação por duas temporadas aos encarnados, e as águias foram lestas em encontrar alternativa.

Ahmaad Rorie atuou no Lowen Braunschweig, equipa da 1.ª Divisão Alemã, na época passada, registando médias de 11,1 pontos, 3 ressaltos e 5,6 assistências por jogo. Antes de alinhar nos alemães, o base esteve noutros clubes europeus, nomeadamente no MEGA Mis (Sérvia), Balkan (Bulgária), Chalon (França), Keravnos (Chipre).

No basquetebol universitário dos Estados Unidos, despontou nos Oregon Ducks (2014-2015) e, mais tarde, esteve três anos nos Montana Grizzlies, anotando aí médias superiores a 17 pontos por partida nas duas primeiras temporadas.

No passado dia 11 de julho, o Lowen Braunschweig despediu-se de Rorie e o futuro do jogador passará pelo tricampeão português.

Recorde-se que, na passada temporada, as águias também se deram bem com outro americano oriundo do campeonato germânico, o extremo Trey Drechsel, de 27 anos, que havia atuado no EWE Oldenburg em 2022/23.

Apesar de ter sofrido uma lesão muscular que o afastou algumas partidas, Drechsel, que deverá renovar, disputou 27 partidas na Liga Betclic com médias de 12,1 pts, 3,6 res e 2,1 ass em 22m, tonando-se outro dos elementos de confiança de Norberto Alves, mesmo quando regularmente vinha do banco, e mostrou consistência em todo o play-off.

Fotografia SL Benfica

Em particular na final frente ao FC Porto, tendo marcado 18 pontos (6/9 lanç. 2, 2/3 L3) no Jogo 1, 14 pts (0/4 L2, 4/6 L3, 2/4 LL) no Jogo 2 e 23 pts (9/13 L2, 0/1 L3, 5/5 LL)no Jogo 3 .  

Terminou a época de estreia em Portugal com o título de campeão nacional e a vitória na Supertaça e Taça Hugo dos Santos.

Até ao momento estão confirmadas as saídas do do poste Terrell Carter para os bósnio do KK Igokea, do base Toney Douglas para o FC Porto, do também base Sérgio Silva para o Sporting e do base/extremo Ivan Almeida.