Norte-americano Ahmad Rorie a caminho de ser reforço das águias; ex-jogador da NBA deixou a Luz e vai para o FC Porto
Ahmaad Rorie, norte-americano de 1,86m e 28 anos, prepara-se para ser reforço do Benfica e ser o substituto de Toney Douglas no plantel de Norberto Alves. Douglas, como A BOLA deu conta na quinta-feira, vai mudar-se para o FC Porto, depois de ter terminado a ligação por duas temporadas aos encarnados, e as águias foram lestas em encontrar alternativa.
Base que jogou na NBA e representou o Benfica nas últimas duas temporadas passada vai assinar pelos dragõs; águias atentos a Travante Williams, ex-Oliveirense e Sporting
Ahmaad Rorie atuou no Lowen Braunschweig, equipa da 1.ª Divisão Alemã, na época passada, registando médias de 11,1 pontos, 3 ressaltos e 5,6 assistências por jogo. Antes de alinhar nos alemães, o base esteve noutros clubes europeus, nomeadamente no MEGA Mis (Sérvia), Balkan (Bulgária), Chalon (França), Keravnos (Chipre).
No basquetebol universitário dos Estados Unidos, despontou nos Oregon Ducks (2014-2015) e, mais tarde, esteve três anos nos Montana Grizzlies, anotando aí médias superiores a 17 pontos por partida nas duas primeiras temporadas.
No passado dia 11 de julho, o Lowen Braunschweig despediu-se de Rorie e o futuro do jogador passará pelo tricampeão português.
Alles Gute, Jungs! Wir verabschieden uns heute von unserem letztjährigen Kapitän Martin Peterka und Point Guard Ahmaad Rorie! Wir wünschen beiden nur das Beste und danken ihnen ganz herzlich für ihren Einsatz! 🦁🙏 https://t.co/F6heMDesg5pic.twitter.com/KafYvaEH6X
Recorde-se que, na passada temporada, as águias também se deram bem com outro americano oriundo do campeonato germânico, o extremo Trey Drechsel, de 27 anos, que havia atuado no EWE Oldenburg em 2022/23.
Apesar de ter sofrido uma lesão muscular que o afastou algumas partidas, Drechsel, que deverá renovar, disputou 27 partidas na Liga Betclic com médias de 12,1 pts, 3,6 res e 2,1 ass em 22m, tonando-se outro dos elementos de confiança de Norberto Alves, mesmo quando regularmente vinha do banco, e mostrou consistência em todo o play-off.
Em particular na final frente ao FC Porto, tendo marcado 18 pontos (6/9 lanç. 2, 2/3 L3) no Jogo 1, 14 pts (0/4 L2, 4/6 L3, 2/4 LL) no Jogo 2 e 23 pts (9/13 L2, 0/1 L3, 5/5 LL)no Jogo 3 .
Terminou a época de estreia em Portugal com o título de campeão nacional e a vitória na Supertaça e Taça Hugo dos Santos.
Até ao momento estão confirmadas as saídas do do poste Terrell Carter para os bósnio do KK Igokea, do base Toney Douglas para o FC Porto, do também base Sérgio Silva para o Sporting e do base/extremo Ivan Almeida.