Benfica exibe os galões de campeão
Roberto Di Benedetto festeja golo inaugural da vitória do Benfica frente à Oliveirense (FPP)

Benfica exibe os galões de campeão

Encarnados conquistaram, em Oliveira de Azeméis, a primeira vitória fora de casa no Campeonato, 4-0 a uma Oliveirense que estava cem por cento vitoriosa na prova

O Benfica entrou nesta tarde de quarta-feira no pavilhão dr. Salvador Machado à procura da primeira vitória fora de casa no Campeonato Placard (após empate a dois golos em Braga na jornada inaugural e derrota, por 2-3, no João Rocha frente ao Sporting na quarta ronda) e saiu de Oliveira de Azeméis com o objetivo cumprido, êxito por 4-0 em partida da sexta jornada frente a uma Oliveirense que deixou para o SC Tomar o título de única equipa cem por cento vitoriosa na prova.

FICHA DE JOGO

Campeonato Placard 6.ª jornada
Pavilhão dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis
Árbitros: Rui Torres e Fernando Vasconcelos
OLIVEIRENSE, 0-BENFICA, 4
Ao intervalo: 0-2
OLIVEIRENSE: Xano Edo (gr); Marc Torra, Nuno Santos, Facundo Navarro e Xavi Cardoso; Bruno Di Benedetto, Lucas Martínez, Franco Platero, Diogo Abreu e Diogo Alves (gr)
Treinador: Edo Bosch
BENFICA: Pedro Henriques (gr); Lucas Ordoñez (37’), Nil Roca (20’), Roberto Di Benedetto (3’ e 46’) e Gonçalo Pinto; José Miranda, Diogo Rafael, Carlos Nicolía, Pol Manrubia e Bernardo Mendes (gr)
Treinador: Nuno Resende

No 64.º duelo entre ambos no Campeonato Placard, o Benfica começou a construir a 39.ª vitória (contra 11 empates e 14 derrotas) e 13.ª em Oliveira de Azeméis (tem ainda sete empates e 11 derrotas) logo ao terceiro minuto, por intermédio de Roberto Di Benedetto.

«Candidato ao título» na opinião de Nuno Resende, técnico das águias, a Oliveirense não tardou a reagir, mas do outro lado esteve um Pedro Henriques verdadeiramente inspirado. Com mais bola e mais remates, faltou eficácia aos locais, ao contrário dos visitantes, que mais pragmáticos prolongavam ao máximo o tempo de ataque. E num deles, ao minuto 20, Nil Roca, com uma forte stickada na quina da área, fez o 2-0 para o campeão nacional, resultado que se verificava ao intervalo.

No reatamento, mais do mesmo: Oliveirense com mais bola, mais rematadora, mas sem encontrar antídoto para desfeitear Pedro Henriques. Não marcaram os locais, faturaram as águias ao minuto 37, lance de pura inspiração de Lucas Ordoñez, que após trocar as voltas a Marc Torra bateu o compatriota espanhol Xano Edo.

Aos 40’, a Oliveirense teve soberana oportunidade para reduzir, mas Pedro Henriques voltou a dizer presente e travou o livre direto de Lucas Martínez. E, mais uma vez, não marcaram os anfitriões, aproveitou Roberto Di Benedetto para bisar a quatro minutos do final, recarga a defesa incompleta de Xano Edo ao remate de Gonçalo Pinto.

Ao exibir os galões de campeão nacional, o Benfica aplicou a primeira derrota à Oliveirense, que com 15 pontos, tal como FC Porto, SC Tomar e Sporting (ainda que os nabantinos tenham um jogo a menos), ocupam o topo da classificação. Já o Benfica é 5.º classificado, com 13 pontos.