Hóquei em patins Benfica e FC Porto prontos para a Liga dos Campeões
A Liga dos Campeões masculina pode envolver seis equipas portuguesas na Final 8 a decorrer de quinta-feira a domingo, em Viana do Castelo, mas inicia-se com uma espécie de final, o clássico entre Benfica e FC Porto, dois dos principais candidatos ao troféu.
«Acho que é uma boa altura para este teste. Aquilo que tem sido o crescimento e a gestão desde o início da época permitiu que a equipa apareça muito bem nesta fase», garantiu o treinador encarnado, Nuno Resende.
O Benfica desvalorizou a recente derrota com o FC Porto, no desfecho da fase regular do Campeonato Placard, quando já tinha assegurado a liderança confortável da tabela e o resultado pouco ou nada contava para as contas da I Divisão. Até porque as duas equipas estão equiparadas em conquistas de títulos nesta época, nas finais entre ambas, com o Benfica a erguer a Supertaça e o FC Porto a levar para casa a Elite Cup.
«Defrontámo-los há pouco tempo num jogo completamente diferente, em que não podiam deixar de ser primeiros e nós quartos. Esse jogo valia três pontos e este é a eliminar e conta para uma prova europeia que nos foge há muito tempo e por isso vamos dar o máximo para conseguimos eliminar o Benfica», constatou o avançado portista Gonçalo Alves. Ainda assim, o FC Porto venceu três dos quatro clássicos desta temporada, dos quais o último no Estádio da Luz, o que se não der para nada mais é um balão de oxigénio para o decisivo embate dos quartos de final da Liga dos Campeões.
O certo é que também um dos dois capitães do Benfica, o guarda-redes Pedro Henriques, um dos mais experientes jogadores em pista em matéria de Liga dos Campeões porque já ganhou três -, a par dos portistas Reinaldo García e Xavier Barroso, todos superados pelos quatro do benfiquista Pablo Álvarez -, afinou pelo mesmo diapasão. «É uma fase em que todos os jogos são extremamente competitivos. Face à belíssima época que temos feito e ao nosso potencial o objetivo é vencer. Mais ‘finais’ virão e temos de encarar jogos com o FC Porto ou o Barcelona com a mesma ambição de ganhar», disse Pedro Henriques.
Benfica e FC Porto já contam com duas Liga dos Campeões no currículo, mas os portistas não ganham desde 1989/90 e os benfiquistas desde 2015/16.
Os quartos de final opõem ainda Barcelona e OC Barcelos, Trissino e Oliveirense e Sporting e Valongo.