Andebol: FC Porto vence clássico no Dragão e atira o Benfica para quarto
Triunfo dos dragões por 37-33. Sporting venceu na Póvoa e mantém liderança
O FC Porto voltou à normalidade no campeonato de andebol, depois do inesperado empate com o Águas Santas a meio da semana e fê-lo à custa do Benfica, algo que também se tornou recorrente nos últimos clássicos.
As águias apenas estiveram na frente após o golo inaugural e sofreram para acompanhar o ritmo dos portistas, apesar de ainda terem esboçado uma reação nos últimos minutos.
De um lado e do outro, as defesas tiveram um dia para esquecer - Iturriza, lesionado, fez muita falta aos dragões -, como mostra o resultado ao intervalo (18-17), dado ao qual se deve juntar as sete defesas de Rêma e as seis de Jesen.
E se o FC Porto mostrou ligeiras melhorias nesse capítulo na segunda parte, o mesmo não se pode dizer do Benfica que antes dos 40 minutos já tinha pela frente uma desvantagem de quatro golos (24-20) para tentar reverter.
7 outubro 2023, 17:58
EM DIRETO: siga o FC Porto-Benfica em andebol
Clássico a contar para a sétima jornada do campeonato
A reação dos encarnados surgiria apenas nos últimos 10 minutos, com a aposta de Jota González no 7x6 a dar frutos, com Djordjic a entrar para organizar o ataque, ele que apenas tinha entrado até então para a marcação de livres de sete metros.
O risco começou por compensar, com o Benfica a aproximar-se até aos 32-31, a sete minutos do fim, mas os acertos feitos por Resende num time-out travaram o parcial de 4-0 das águias, que voltaram depois a cometer demasiados erros no ataque, algo que se revelou fatal.
Rui Silva esteve irrepreensível a assistir e Pedro Oliveira destacou-se com sete golos marcados, num resultado que mantém o FC Porto a um ponto do Sporting e atira o Benfica para o quarto lugar, já a cinco dos leões e agora também atrás do ABC.
Sporting passeia na Póvoa e mantém liderança
Ainda antes de arrancar o Clássico no Porto, a poucos quilómetros, o Sporting venceu de forma clara o Póvoa por 35-23.
Ao intervalo, os leões já tinham sete golos de vantagem, diferença que aumentaram na segunda parte.
Com Martim Costa a destacar-se com seis golos, a equipa de Ricardo Costa confirmou a sétima vitória em igual número de jornadas, o que lhe vale a liderança isolada.