Pacificação à vista: PGA e LIV vão fundir-se e extinguem disputas judiciais

Golfe Pacificação à vista: PGA e LIV vão fundir-se e extinguem disputas judiciais

GOLFE06.06.202317:38

O PGA Tour, a LIV Golf e ainda o DP World Tour, circuitos profissionais paralelos que têm disputado os principais ídolos do golfe, deverão mesmo «fundir-se em termos comerciais» e vão «colocar ponto final em toda a litigância judicial» entre as partes.

O desfecho, de há muito antecipado pelo diretor da LIV Golf - financiada pelo Fundo de Investimento Público do Desporto da Arábia Saudita, e que entrou em liça com prémios monetários substancialmente superiores aos que eram praticados pela PGA nos seus circuitos - , o australiano Greg Norman, o ‘tubarão branco’, uma lenda da modalidade, deverá tornar-se uma realidade no curto prazo, avança esta terça-feira o site inglês especializado em desportos The Athletic.

Ambos os circuitos têm, nos últimos três anos, disputado as principais estrelas da modalidade, e as represálias do PGA Tour para com os que experimentaram o novel circuito de provas, com chorudos prémios, promovido por Greg Norman, chegaram a ter a participação em torneios vedada pela organização, como medida de retaliação à LIV.

A medida permitirá a pacificação, com muitos atletas a optarem por jogar um circuito, enquanto outros o faziam noutro, mas com a PGA, inicialmente, a vetar a participação nas suas provas às estrelas que participassem numa das provas do circuito LIV.

As duas entidades ainda não confirmaram oficialmente o que Greg Norman, em 2021, classificou como «o direito inalienável de um jogador profissional ser livre de jogar onde quiser».