83.ª vitória na Taça do Mundo: norte-americana a três do lendário Stenmark

Esqui 24.01.2023 16:04
Por Redação

Bicampeã olímpica e tetracampeã mundial de esqui, a norte-americana Mikaela Shiffrin, de 27 anos, tornou-se esta terça-feira a esquiadora mais titulada em provas da Taça do Mundo da modalidade, ao vencer a sua 83.ª prova, o Slalom Gigante em Kronplatz (Itália), e superando o recorde de 82 títulos – entre as especialidades de Slalom, Slalom Gigante, ‘Super-G’, ‘Downhill’ e combinado – que pertencia à compatriota Lindsey Vonn, de 38 anos, já retirada.


A nova rainha dos esquis cumpriu o primeiro percurso neste dia em Kronplatz em 58,72 segundos, com um ‘crono de 1.01,89 minutos na segunda passagem, relegando Lara Gut-Behrami para a segunda posição, com mais 0,45 segundos, e a italiana Federica Brignone para a terceira posição.


Shiffrin está agora a escassas três vitórias em etapas e provas da Taça do Mundo de igualar o mais ganhador atleta de sempre na modalidade de ambos os sexos, o já retirado sueco Ingemar Stenmark, de 66 anos, que conquistou 86 provas na sua carreira.


«É-me difícil encontrar palavras para descrever tamanha emoção. Não existem palavras que expliquem esta sensação. Durante o dia, e as provas, é um stress por vezes, outras pacífico, outras apenas há alguns nervos, noutras excitação. Mas são sempre dias longos e exaustivos. Mas compensa», afirmou a norte-americana esta terça-feira ao EuroSport, após a sua nona vitória (!) em provas da época 2022/23, mais do obteve nas duas anteriores somadas (2020/21 e 2021/22).


Shiffrin igualara as 82 vitórias de Lindsey Vonn já no corrente mês, com a vitória no Slalom Gigante de Kranjska Gora (Eslovénia). Domnínio hegemónico de Mikaela Shiffrin traduzido em ter obtido a sua sétima vitória nas últimas 11 provas em Kronplatz.


«Tento desfrutar, e já estou entusiasmada, pois amanhã [quarta-feira] há mais duas descidas contra o cronómetro desta mesma montanha. É incrível tomar parte numa competição assim. E basta um erro para ficarmos fora do pódio, ou até dos dez primeiros, mas temos de correr todos os riscos», concluiu Mikaela Shiffrin, focada numa 84.ª vitória.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal