P. Ferreira campeão nacional de Pool

Bilhar 04-09-2021 12:39
Por António Barroso

O P. Ferreira, com uma equipa capitaneada por Américo Francisco e composta ainda por João Grilo, Jorge Tinoco e pelo australiano Vincent Calabrese - quarteto da fase final, aos quais se jjuntam, nas fases preliminares, ainda os atletas Ricardo Dias, Telmo Torres e Arménio Nunes -, sagrou-se na noite de sexta-feira campeão nacional de Pool, ao vencer os três jogos da Fase Final da prova, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar, no Hotel das Termas da Curia (Anadia).

 

Vitórias sobre o CB São João da Madeira por 4-0, Académica de Coimbra (3-1) e Boavista (4-0) selaram o incontestável triunfo da equipa do clube da capital do móvel na região centro.

 

Depois, de, no dia 2, na Fase Intermédia da competição, os pacenses terem vencido Soccer Planet (Braga) e Boavista por idêntico resultado, 3-1, no dia decisivo do Campeonato Nacional da 1.ª divisão cederam um só parcial em 12 duelos individuais, no total dos três jogos por equipas – três vitórias, 9 pontos -, o que vinca a superioridade evidenciada.

 

Na 1.ª jornada da Fase Final do Nacional desta variante do bilhar, derrotaram o Clube de Bilhar de São João da Madeira por 4-0: na disciplina de ‘Bola 10’, o algarvio Jorge Tinoco bateu João Cruz por 8-2, na ‘Bola 8’ Vincent Calabrese superiorizou-se a Manuel Costa por 8-1, enquanto que, na ‘Bola 9’, João Grilo suplantou Jorge Pereira por 9-5, mesmo resultado pelo qual Américo Francisco venceu Joel Novo (9-5).

 

Na 2.ª jornada, o duelo porventura mais aguardado, diante da Académica de Coimbra, pela qual Bruno Bernardo conseguiu, ao bater Américo Francisco por 9-3 em ‘Bola 9’, impor aos novos campeões nacionais a única derrota num parcial em todo o torneio.

 

Os pacences venceram este segundo duelo por 3-1, com João Grilo a superiorizar-se a Pedro Teixeira por 9-2 no outro encontro da disciplina de ‘Bola 9’, ‘Vinnie’ Calabrese a vencer Manuel Pereira por 8-4 na ‘Bola 8’ e Jorge Tinoco a bater Henrique Correia por 8-5 na ‘Bola 10’.

 

Na 3.ª e última jornada, 4-0 para os pacenses diante dos ‘axadrezados’: Jorge Tinoco bateu Samuel Santos por 8-3 e, em ‘Bola 9’, João Grilo levou a melhor sobre João Barbosa por 9-7 e Américo Francisco impôs-se por 9-5 a João Sousa.

 

Na ‘Bola 8’, ‘Vinnie’ Calabrese também tinha vantagem sobre Bruno Fumega (7-2) quando, com as quatro mesas e oito jogadores em simultâneo a competir na Curia, o P. Ferreira fez o 3-0 e garantiu automaticamente a vitória no encontro, sendo este jogo suspenso de imediato, como mandam as regras: o vencedor estava encontrado.

 

A emoção do Pool prossegue durante este sábado na Curia, com a disputa dos quartos de final, meias-finais e final da Taça de Portugal por Equipas, a partir das 13 horas, com entrada livre ao público.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias