Comité Olímpico de Portugal acusa Governo

Mais Desporto 18-02-2021 09:35
Por Redação

O Comité Olímpico de Portugal (COP), através de comunicado, veio a público salientar o desprezo pelo desporto e atividade física que sobressai do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), colocado terça-feira em consulta pública pelo Governo.

«O objetivo do PRR é o de preparar o caminho para a construção de uma economia mais competitiva, coesa e inclusiva. Surpreendentemente, não fazem parte do roteiro muitas das preocupações enunciadas no documento base, Estratégia Portugal 2030, designadamente no domínio da atividade física e desportiva das populações. O Governo, uma vez mais, despreza o valor salutogénico da atividade física e do desporto e, por arrasto, desvaloriza as entidades que o promovem», aponta o COP em comunicado.

«Os clubes desportivos, as federações, bem como as organizações promotoras da atividade física e desportiva - públicas, associativas e privadas - têm, mais uma vez, fortes razões para se sentirem profundamente desagradados. Não estão apenas a sofrer, sem quaisquer apoios públicos, as consequências da paralisação das suas atividades, por força das consequências pandémicas, como não encontram, no instrumento da política pública para os próximos anos, qualquer referência ao seu papel e ao contributo que prestam ao País», reforça o organismo presidido por José Manuel Constantino. «É cada vez mais notório, em Portugal, que os decisores políticos não se coíbem de alinhar por uma retórica desajustada das prioridades políticas. O desporto sai bem no discurso, mas esteve e continua a estar à margem da agenda política.»

Ler Mais
Comentários (3)

Últimas Notícias