Federação apresentou parceria com a Phelps

Natação 14-01-2020 09:43
Por Miguel Candeias

Terminados, em 2019, os cinco anos de ligação ao fabricante de equipamentos desportivos Arena, a Federação de Natação (FPN) apresentou, ontem, no Centro Interpretativo das Piscinas do Jamor, uma nova e expectante parceria com a Phelps que durará até final de 2024. Marca francesa da Aqua Lung exclusivamente destinada à competição. Na cerimónia marcaram presença atletas das várias disciplinas aquáticas da FPN. Alguns já qualificados para os Jogos de Tóquio-2020.


Como o nome indica, a Phelps está associada ao ex-nadador e multicampeão olímpico e mundial Michael Phelps, que a FPN pretende convidar a visitar Portugal. Recorde-se que quando se despediu da competição, nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, tendo-se tornado no atleta olímpico mais medalhado (28) e com mais ouros a nível geral (23) e individual (13), a Bala de Baltimore competiu já com touca Phelps.

 

«Esta é a primeira parceria que a Phelps faz a nível mundial com uma federação e durará quatro anos», começou por avançar o presidente da FPN, António José Silva. «Envolve tudo o que são equipamentos desportivos, pois equipará as delegações de natação adaptada, águas abertas, natação pura, polo-aquático, natação artística e saltos para a água, desde a formação ao alto rendimento. E ainda haverá um apoio em numerário», acrescentou. Quantia que, segundo apurámos, rondará os 60/70 mil euros ano.

 

«Mas eles estiveram abertos a algo que já procurávamos há algum tempo, que é sermos também parceiros comerciais para Portugal. Vamos fazer, juntamente com a Phelps, o desenvolvimento de todos os produtos no mercado, criando ainda linhas especificas, como serão os kits para o Portugal a Nadar», revelou ainda o líder da FPN, referindo-se à campanha destinada à aprendizagem e pré-competição que a entidade tem com mais de uma centena de escolas de natação do país. A BOLA sabe, porém, que esse papel de «braço comercial» que a FPN assumirá se destinará igualmente a material de triatlo. «Vai ser um teste para eles e para nós.»

 

«Michael Phelps ainda é a maior referência de sempre ao nível da natação. Foi o atleta que mais recordes mundiais e medalhas obteve nos Jogos, por isso vale a pena fazer o esforço para sedimentar esta parceria e, em março, quando for formalizado o acordo que hoje começa, irei a Londres ou Paris para - ele sabe disso - o convidar a vir a Portugal em 2020», divulgou igualmente António José Silva.

 

Tendo em conta o grande objetivo da participação olímpica e depois de mostrados, pela primeira vez publicamente, os calções de competição para homem e fatos de senhora que a Phelps desenvolveu para os Jogos de Tóquio-2020, assim como o protótipo dos óculos Ninja com que atletas de natação pura já haviam tido contacto em outubro, num estágio em Rio Maior, Christophe Gonzales, diretor geral da Aqua Lung para a Península Ibérica, garantiu que irão «fornecer à Seleção o melhor material que temos, que está entre os melhores do mundo, com a esperança de que os nadadores possam ganhar aqueles décimos de segundo que podem fazer a diferença.»
 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias