Yolanda Hopkins termina em 5.º lugar na Califórnia
Fotografia WSL/Pat Nolan

Yolanda Hopkins termina em 5.º lugar na Califórnia

SURF11.08.202420:00

Portuguesa afastada por Bronte Macaulay. Em Huntington Beach soma o segundo 5.º lugar da temporada. Ocupa a 12.ª posição do 'ranking' quando faltam apenas duas etapas.

A portuguesa Yolanda Hopkins terminou, este domingo, em 5.º lugar o Open de Surf dos Estados Unidos, 4.ª etapa do Challenger Series, circuito de qualificação para o Championship Tour 2025 (CT).

Em Huntington Beach, na Califórnia, enfrentando um mar bastante mais pequeno do que nos dias anteriores, Yo somou um score combinado de 8,70 (4,40+4,30) e foi afastada nos quartos de final, heat 3, pela australiana Bronte Macaulay (10 pts), naquele que foi primeiro duelo entre as duas no circuito de secundário da WSL.

A ex-residente no circuito mundial de surf, que entrou na Califórnia como número 8 do ranking CS, coloca-se, desta forma, bem dentro da luta pelo top-5 que garante a qualificação direta para o CT.

A olímpica e bicampeã europeia da Liga Mundial de Surf (WSL), Yolanda Hopkins, repete a mesma posição alcançada em Sydney, na segunda paragem do CS.

Quando faltam duas etapas para o final da temporada do Challenger Series, EDP Ericeira Pro, entre 29 de setembro e 6 de outubro em Ribeira D’Ilhas e Corona Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, Brasil, de 12 a 20 de outubro, Hopkins ocupa a 12.ª posição do ranking.

As restantes duas surfistas portuguesas permanecem no top-20. Teresa Bonvalot, 25.ª na Califórnia, é a 17.ª da hierarquia, enquanto Francisca Veselko (17.ª na etapa norte-americana do CS), situa-se dois lugares abaixo, em 19.º.

No quadro masculino, Frederico Morais despede-se da Califórnia sentado num distante 67.º lugar e muito longe da possibilidade de requalificação para o Circuito Mundial cujo acesso está reservado à reduzida lista dos dez melhores.

Guilherme Ribeiro, em estreia no CS, segue no fim da tabela da hierarquia, em 79.º.