Surf Yolanda Hopkins conquista título europeu
O surf feminino português prossegue o domínio avassalador a nível europeu. Yolanda Hopkins venceu o Taghazout Bay, penúltima etapa do Qualifying Series 2023 (QS3000) e garantiu automaticamente o título europeu feminino, sucedendo a Teresa Bonvalot.
Este foi o décimo triunfo consecutivo de surfistas portuguesas no circuito regional europeu QS (ver caixa), uma caminhada triunfante iniciada em 2021, na Costa da Caparica com Teresa Bonvalot a subir ao topo do pódio.
A vitória de Hopkins em Marrocos, Anchor Point, assegura igualmente, de forma antecipada, quando ainda falta disputar uma etapa, o Caparica Surf Fest (QS1000), de 3 a 8 de abril, a qualificação para Challenger Series 2023 (CS), antecâmara de acesso ao circuito mundial de 2024 da Liga Mundial de Surf (WSL).
«Foi uma fantástica vitória 2 em 1. Campeã europeia e campeã em Taghazou», exclamou a olímpica nas redes sociais.
A surfista algarvia, líder do ranking, somou o terceiro triunfo do QS Europeu (QS3000 de Anglet, em França, e o QS1000 de Newquay). Na final da etapa marroquina, Hopkins venceu a ex-top mundial, a francesa Pauline Ado, 13,40 contra 13, 33 (em 20 possíveis), surfista francesa que se intromete entre a dupla nacional já apurada para o CS 2023, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko (3.ª do ranking), cuja vaga tinha sido garantida com o título mundial júnior.
Carolina Mendes pulou um degrau na hierarquia europeia (é 4.ª) e mantém excelentes perspetivas para disputar o circuito de acesso à elite do surf mundial onde estará Teresa Bonvalot, cuja vaga ficou assegurada ao terminar o CS no 6.º lugar, a um passo da qualificação para o World Tour feminino (onde é primeira suplente este ano).