Volta a Portugal: Rafael Reis vence prólogo em Águeda
Rafael Reis vence prólogo da 85.ª edição da Volta a Portugal (NUNO VEIGA/LUSA)

Volta a Portugal: Rafael Reis vence prólogo em Águeda

CICLISMO24.07.202417:47

Português de 32 anos vence ronda inaugural da 'Grandíssima' pela 4.ª vez consecutiva, sendo a sexta da carreira; colega de equipa Julius Johansen (Sabgal) foi 2.º e Tyler Stites (Echelon Racing) acabou em 3.º

Está encontrado o primeiro ciclista a vestir a camisola amarela da 85.ª edição da Volta a Portugal! Tal como aconteceu nos três anos anteriores, foi o especialista em contrarrelógio, Rafael Reis (Sabgal-Anicolor), que voltou a destacar-se sob o forte calor que se sentiu em Águeda, naquela que também é a sexta vez que vence a ronda inaugural da Grandíssima.

Foi com uma volta de 6.48,046 minutos que o português de 32 anos percorreu os 5,5 quilómetros, batendo o colega de equipa, Julius Johansen, por apenas 0,082 segundos, relegando o dinamarquês para o 2.º lugar, mas à frente do norte-americano Tyler Stites (Echelon Racing), em 3.º, que terminou a seis segundos (6.55 m) de Reis.

«Foi uma volta muito boa. É um exercício que vou sempre preparando ao longo da época e é um objetivo em todas as temporadas: vencer o prólogo da Volta a Portugal. Tive uma preparação muito boa com o Julius [Johansen] e o Mauricio [Moreia], em Águeda, na sede da nossa equipa e, por isso, estou muito contente por conseguir dar a vitória aos aguedenses», destacou após a corrida.

E por falar em Mauricio Moreira, o uruguaio que é visto com um dos principais candidatos à conquista da geral, tinha poucas expetativas em ser o mais rápido deste aperitivo da Grandíssima, porém, limitou os danos neste prólogo, com o 6.º melhor tempo e que o deixa apenas a 12 segundos do camisola amarela.

«Pessoalmente acho que correu bem, tenho de ter em conta que há muito tempo não compito. O prólogo deste ano não é igual ao ano passado e é muito explosivo. Tenho de estar contente com o que fiz hoje. Ainda falta muito e o plano continua a ser o mesmo», disse o sul-americano imediatamente após acabar a volta.

Foi um dia de sucesso para a Sabgal, que, apesar de ter dois ciclistas à frente do líder, Mauricio Moreira, mantém o objetivo bem delineado: fazer tudo para dar o triunfo ao uruguaio. Rafael Reis até assumiu que gostava de manter a camisola amarela no fim da 1.ª etapa, esta quinta-feira, porém, diz que «o Mauricio está aqui para vencer e a equipa tem de ajudar».

Já Colin Stussi, atual campeão em título, ficou-se pelo 23.º posto, estando agora a 22 segundos do líder. Contudo, o suíço, que mostrou boas capacidades em etapas de montanha, tem amanhã uma boa oportunidade para se aproximar do topo e do rival uruguaio, uma vez que, esta quinta-feira, teremos uma etapa de 158.2 quilómetros com começo em Anadia (Sangalhos), mas que termina em Miranda do Corvo, com uma subida de 9,9 quilómetros, com inclinação de 8.2%.

O percurso da 1.ª etapa da Volta a Portugal

(notícia atualizada às 18.20 horas)