Vídeo: novas imagens de violenta detenção de jogador da NFL

FUTEBOL AMERICANO10.09.202410:15

Jogador foi retirado do carro à força e algemado no chão

A polícia de Miami-Dade (Florida) divulgou imagens de uma das bodycams (câmara que os agentes usam no uniforme) dos agentes na controversa detenção de Tyreek Hill, jogador da equipa de futebol americano Miami Dolphins.

Já havia imagens de vídeo amador da detenção, que mostravam excesso de zelo por parte da polícia, mas agora é ainda mais visível que o jogador foi violentamente retirado do seu carro, imobilizado e algemado, depois de ter sido parado por aparente excesso de velocidade a caminho de um jogo.

A polícia foi atrás de Hill na estrada que conduz ao Hard Rock Stadium, casa dos Dolphins, depois de este os ter passado a grande velocidade.

Seguiu-se uma discussão entre Hill e os agentes, que subiu de tom quando Hill fechou o vidro do carro, com o agente a dizer-lhe para manter o vidro aberto. Este mandou-o então sair imediatamente sair do veículo, forçando a porta.

«Quando te dizemos para fazer uma coisa, tu fazes, percebes?», dizem-lhe. O jogador está ao telefone, que cai ao chão, informando que está a ser detido.

«Não é o que tu queres, é o que te mandamos fazer. Estás um pouco confuso», diz-lhe outro agente enquanto lhe prende as mãos com um joelho nas costas.

«Leva-me para a prisão, irmão, faz o que tens a fazer», reage Tyreek Hill, enquanto lhe colocam as algemas. «Vocês são malucos, porque bateram assim na minha janela», questiona enquanto o sentam.

Já de pé, um dos polícias agarra-o por trás para o voltar a sentar e Tyreek avisa-o, «acabei de ser operado ao joelho!»

Dois colegas de equipa param e avisam a equipa de que o jogador foi detido, e são afastados pelos agentes. Quando estes não saem, é-lhes pedida a identificação (no caso a carta de condução) e segundos depois ameaçados também de ser algemados por não mostrarem.

Os Miami Dolphins condenaram a atitude agressiva e violenta dos agentes que detiveram Tyreek Hill e ameaçaram Calais Campbell e Jonnu Smith.

O jogador acabou por ser libertado e ainda jogou, marcou um touchdown e festejou... simulando ser algemado...

A polícia referiu que divulgou as imagens em nome da transparência e adiantou que um dos agentes foi colocado em trabalho administrativo.