Vídeo: Ayuso parte em falso e equipa avisa: «Ainda provocamos uma guerra...»
Depois da polémica em que Juan Ayuso (UAE Emirates) se viu envolvido com João Almeida, na 4.ª etapa da Volta a França, o espanhol voltou a protagonizar um episódio inesperado e que valeu advertência da UAE Emirates.
O momento deu-se no início da 5.ª etapa, que parte dos Alpes, em Saint-Jean-de-Maurianne, e termina ao fim de 177,4 quilómetros, em Saint-Vulbas esta quarta-feira, quando o espanhol de 21 anos, inesperadamente, saiu em fuga, num ataque falso, acompanhado de Oier Lazkano (Movistar), o que obrigou o pelotão a tentar acompanhar os dois ciclistas, desgastando um pouco mais os mesmos.
Logo após a ação de Ayuso, a equipa interveio no rádio, a pedir «calma» ao espanhol. «Juan [Ayuso], é melhor acalmar-nos, se não vamos provocar uma guerra», pode-se ouvir, sem ficar esclarecido se a «guerra» seria entre equipas ou no seio da Emirates. Já o ciclista desvalorizou o ataque em falso, referindo que era «apenas uma pequena brincadeira».
Veja aqui o episódio:
🗣️ "Solo es un pequeña broma", crack Juan Ayuso explicando su ataque con Lakzano cuando el equipo le avisaba también de coña.
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) July 3, 2024
🗣️ "Juan, mejor mantente calmado o provocaremos una guerra"#TDF2024 pic.twitter.com/FVixR0j1Kb
Refira-se que, na terça-feira, Ayuso foi chamado à atenção por parte de João Almeida, por ficar para trás do pelotão a poupar energias para o final da etapa. O português não gostou e gesticulou ao colega para vir para a frente, para substituir o luso, porém por pouco tempo.
Já esta quarta-feira, antes do arranque desta 5.ª etapa, Ayuso assegurou que «não há problemas na equipa» e desvalorizou o incidente com Almeida. «Estas coisas acontecem, mas pronto, é o que é», frisou.