Veselko nos oitavos na África do Sul
Francisca Veselko é a única surfista portuguesa a resistir na África do Sul (JORGE MATRENO ANS)

Veselko nos oitavos na África do Sul

SURF05.07.202416:59

A surfista portuguesa vai enfrentar a norte-americana de 17 anos Bella Kenworthy, Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes foram eliminadas do evento

Francisca Veselko é a única sobrevivente portuguesa no Ballito Pro, terceira etapa do circuito Challenger Series 2024, que está a realizar-se na África do Sul. Veselko apurou-se para os oitavos-de-final, já a disputar em formato 'woman-on-woman', enquanto Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes ficaram pelo caminho. A antiga campeã nacional somou 13,23 pts, o que lhe permitiu derrotar Luana Silva (11,77 pts) e manter-se em prova.

«Estão condições difíceis, apesar de chegarem boas ondas de vez em quando. O que interessa é passar. Estou muito contente com as minhas pontuações e por ter passado esta ronda. Foi um começo difícil na Austrália, mas o foco está no presente. Vamos com tudo para os próximos», disse a surfista de 21 anos no flash à World Surf League (WSL).

Nos oitavos-de-final, a antiga campeã mundial Júnior da WSL irá medir forças com a californiana Bella Kenworthy, 17 anos. Se vencer, Kika irá encontrar novamente a brasileira Luana Silva ou a basca Nadia Erostarbe, duas surfistas que chegaram a Ballito dentro do top 5 do ranking,  ou seja na zona de qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano.

Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes não conseguiram superar a sexta bateria, despedindo-se da África do Sul na 17.ª e 25.ª posições.