Venceu uma leucemia e vai estar nos Jogos Olímpicos: a incrível história de Rikako Ikee
Rikako Ikee, nadadora japonesa, em 2023 (IMAGO / AFLOSPORT)

Venceu uma leucemia e vai estar nos Jogos Olímpicos: a incrível história de Rikako Ikee

JOGOS OLÍMPICOS28.03.202421:55

Nadadora japonesa vai competir pelo seu país nos 100 metros mariposa, em Paris

Certamente não faltarão histórias inspiradoras nestes Jogos Olímpicos de 2024, e é, precisamente, o caso desta, que chega diretamente de Tóquio. A nadadora Rikako Ikee garantiu, na quinta-feira, por 0,01 segundos, a sua vaga nos 100 metros mariposa para o torneio de Paris.

Desde cedo que Ikee já parecia estar destinada aos grandes palcos. Com 18 anos, entrou para a história dos Jogos Asiáticos, na edição de 2018, depois de ter conquistado seis medalhas de ouro e duas de prata, tornando-se a primeira mulher a ser nomeada Melhor Atleta na competição.

Assim, esperava-se que seria uma das estrelas da comitiva nipónica para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Contudo, em 2019, foi-lhe diagnosticada leucemia, o que levou Ikee a passar cerca de 10 meses no hospital. Em agosto de 2020, a nadadora japonesa, finalmente, voltou a competir, mas os seus tempos não foram suficientes para se qualificar para as provas individuais dos Jogos de Tóquio.

Agora, com 23 anos, Rikako Ikee conseguiu regressar aos grandes palcos ao conseguir o segundo lugar, nos 100 metros mariposa, com um tempo de 57,34 segundos. A prova foi vencida por Haiari Mazuki, de 17 anos, com 56,91 segundos, juntando-se, assim, a Ikee nos Jogos Olímpicos de Paris.

Também lhe poderá interessar: Diogo Ribeiro chega com as duas medalhas ao peito